Topo
pesquisar

Dióxido de Carbono

Química

PUBLICIDADE

Também conhecido como anidrido carbônico, o Dióxido de carbono é um composto químico descoberto, em 1754, pelo escocês Joseph Black, constituído por dois átomos de oxigênio e um átomo de carbono, cuja fórmula química é CO2.

É um produto derivado da reação de diferentes processos, tais como: a combustão do carvão e dos hidrocarbonetos, a fermentação dos líquidos e a respiração dos seres humanos e dos animais. Também se encontra em fraca concentração na atmosfera terrestre.

A estrutura do dióxido de carbono é constituída por moléculas de geometria linear e de caráter apolar. Por isso as atrações intermoleculares são muito fracas, tornando-o, nas condições ambientais, um gás que tem um odor ligeiramente irritante, é incolor e mais pesado que o ar, gela a -78,5 ºC e é conhecido como gás carbônico. Esse gás é usado em bebidas gasosas, em cirurgias, em estruturas metálicas, em extintores e no controle do pH da água, e é responsável pela temperatura do planeta e pelo efeito estufa.

O dióxido de carbono é importante pelo fato de ser um composto essencial para a realização da fotossíntese - síntese de carboidrato a partir de água e dióxido de carbono (CO2), esse processo é vital para a manutenção dos seres vivos.

O dióxido de carbono torna-se prejudicial quando é liberado pela queima de combustíveis fósseis (desmatamentos e queimadas, principalmente) impostas pelo homem e que constituem importantes alterações nos estoques naturais de carbono, pois alteram o clima do planeta. Essas modificações acarretam em aquecimento global e conseqüentemente leva ao efeito estufa.

O excesso de dióxido de carbono, que atualmente é lançado para a atmosfera, é feito principalmente pelo setor industrial e de transporte.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves De. "Dióxido de Carbono"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/dioxido-de-carbono.htm>. Acesso em 28 de agosto de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA