Topo
pesquisar

Desidratação Intermolecular dos Álcoois

Química

A desidratação intermolecular de álcoois é quando a reação ocorre entre moléculas, ocorrendo a perda de uma molécula de água para cada duas moléculas de álcool.
PUBLICIDADE

O prefixo “inter” significa “entre” ou “no meio”, assim, a reação orgânica de desidratação intermolecular dos álcoois ocorre entre moléculas da mesma substância (do mesmo álcool) ou de substâncias diferentes (de misturas de álcoois) com a saída de uma molécula de água. Há também a formação de um éter.

Assim como ocorre na reação de Desidratação Intramolecular dos Álcoois, na desidratação intermolecular também é necessária a presença do ácido sulfúrico concentrado, porém, nesse caso, a temperatura é menor, ficando em torno de 140ºC, enquanto que na intramolecular fica em torno de 170ºC.

Veja como isso ocorre na reação abaixo:

Desidratação intermolecular entre moléculas do propanol

Esse tipo de reação é mais comum em álcoois primários, sendo que os secundários e principalmente os terciários tendem a realizar a desidratação intramolecular.

No caso acima, as moléculas que reagiram foram do mesmo álcool. Agora veja como isso ocorre numa mistura de álcoois:

Reação de desidratação intermolecular entre duas moléculas diferentes de álcoois

Os éteres formados são resultados das diversas combinações possíveis entre as moléculas dos álcoois.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Desidratação Intermolecular dos Álcoois"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/desidratacao-intermolecular-dos-Alcoois.htm>. Acesso em 27 de maio de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA