Topo
pesquisar

Cuidados com produtos químicos

Química

PUBLICIDADE

É difícil acreditar, mas em nossa própria casa escondemos um arsenal de produtos perigosos que podem levar à morte, leia abaixo um acidente comum que pode deixar uma pessoa sem um dos sentidos:

Misturar os produtos para limpeza: sabão em pó, amoníaco, água sanitária, e utilizar desta mistura para higienizar ambientes fechados como banheiros é muito comum. No entanto, a reação química proveniente da junção destas substâncias se manifesta com o aparecimento de uma fumaça asfixiante, em poucos instantes ela afeta olhos, nariz, e pode levar à perda do olfato e visão. Viu como é sério? O ambiente fechado não deixa que os vapores tóxicos escapem.

Acompanhe agora algumas dicas importantes:

1. Uma das principais causas dos acidentes domésticos é o uso indevido de produtos de limpeza. Reserve um local exclusivo para produtos perigosos como: água sanitária, limpa-fornos, produtos com amoníaco, álcool, entre outros. O ideal seria um armário com tranca para evitar que crianças toquem nesse material.

2. Utilize equipamentos de segurança quando for manusear produtos tóxicos: avental para proteger o corpo, luvas de borracha para evitar contato com as mãos e óculos de segurança para os olhos, estes são protetores que evitam queimaduras na pele e cegueira.

3. Antes de utilizar um produto químico para limpeza, leia atentamente seu rótulo com as indicações de como usá-lo com segurança.

ATENÇÃO para este símbolo:


Ele diz que o produto é tóxico e pode levar à morte.

4. Outro acidente que ocorre com frequência envolve produtos voláteis como álcool, neste caso o símbolo de alerta é o seguinte:

Nunca deixe produtos que contenham este símbolo em seu rótulo perto de fogões, lareiras, churrasqueiras, etc.

Se estes procedimentos forem realizados você evitará acidentes e protegerá sua família.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais! 

Laboratório de química 

 

Química Geral - Química - Brasil Escola

 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves De. "Cuidados com produtos químicos"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/cuidados-com-produtos-quimicos.htm>. Acesso em 03 de maio de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA