Topo
pesquisar

Concentração dos Reagentes e Velocidade das Reações

Química

Quanto maior a concentração dos reagentes, maior será a probabilidade de haver colisões efetivas entre suas partículas e maior será a velocidade da reação.
Abanar as brasas aumenta o contato com o oxigênio, o que aumenta a combustão
Abanar as brasas aumenta o contato com o oxigênio, o que aumenta a combustão
PUBLICIDADE

Podemos notar que sempre que aumentamos a concentração de um ou de todos os reagentes participantes de uma reação química, ocorre aumento de sua taxa de desenvolvimento, isto é, a velocidade da reação.

O contrário também é verdadeiro.  Por exemplo, atualmente está sendo recomendado que utilizemos o álcool gel no lugar do álcool comum, pois há um menor risco dele entrar em combustão e, assim, evitam-se acidentes. O álcool líquido comum é na realidade uma mistura de álcool e água, sendo que o álcool gel contém uma menor quantidade de álcool. Portanto, quando se diminui a concentração de um dos reagentes da combustão, no caso do álcool, a reação se processa mais lentamente. Em contrapartida, quanto mais puro estiver o álcool, mais rápida será a reação de combustão.

O álcool gel possui baixo teor alcoólico, o que evita acidentes

Conforme dito no texto  Condições para Ocorrência de Reações Químicas, uma das condições para que uma reação se processe é a colisão efetiva entre as partículas. Assim, o aumento da concentração dos reagentes faz com que se tenha uma maior quantidade de partículas ou moléculas confinadas num mesmo espaço. Isso aumenta a quantidade de choques entre elas e aumenta também a probabilidade de ocorrerem colisões eficazes que resultem na ocorrência da reação. O resultado é que a reação ocorre com maior rapidez.

Concentração dos reagentes e rapidez da reação

Para constatar isso, pense no seguinte exemplo:quando temos uma brasa queimando e queremos que essa combustão se processe mais rapidamente, nós assopramos ou abanamos a brasa? Por que isso funciona?

Bem, um dos reagentes dessa reação de combustão é o oxigênio do ar. Quando abanamos, a corrente de ar retira a cinza que está sendo formada na combustão e isso facilita o contato do oxigênio com a brasa. Dessa forma, aumentamos o contato entre os reagentes e aceleramos a reação de combustão.

 Resumidamente, temos:

Relação entre aumento da concentração e velocidade

Quando trabalhamos com gases, uma forma de aumentar a concentração dos reagentes é diminuir a pressão. Quando fazemos isso, diminuímos o volume e, consequentemente, há um aumento nas concentrações dos reagentes.

Concentração de partículas gasosas e rapidez da reação


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Concentração dos Reagentes e Velocidade das Reações"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/concentracao-dos-reagentes-velocidade-das-reacoes.htm>. Acesso em 24 de novembro de 2017.

Questão 1

(Fuvest-SP) Em solução aquosa ocorre a transformação:

H2O2 + 2 I- + 2 H+ → 2 H2O + I2
   (Reagentes)          (Produtos)

Em quatro experimentos, mediu-se o tempo decorrido para a formação de mesma concentração de I2, tendo-se na mistura de reação as seguintes concentrações iniciais de reagentes:

Tabela de exercício sobre concentração dos reagentes e velocidade das reações
Tabela de exercício sobre concentração dos reagentes e velocidade das reações

Esses dados indicam que a velocidade da reação considerada depende apenas da concentração de:

a) H2O2 e I.

b) H2O2 e H+.

c) H2O2.

d) H+.

e) I

Ver resposta
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA