Topo
pesquisar

Composição do Teflon

Química

PUBLICIDADE

Todo cozinheiro sabe que o Teflon é um revestimento resistente empregado para cobrir utensílios domésticos, como panelas e frigideiras. O que nem todos sabem é sobre a origem e composição deste material antiaderente.

O Teflon é o nome popular do polímero Politetrafluoretileno, a sigla PTFE ajuda na identificação deste composto de nome complicado. O PTFE surgiu em meio aos experimentos do químico Roy Plunkett, no ano de 1938, enquanto realizava experimentos com gás tetrafluoretileno. O cientista foi surpreendido com o aparecimento de um pó branco no recipiente que continha o gás, após estudos concluiu que se tratava de um polímero formado por cadeia de 100.000 átomos de carbono ligados a 2 átomos de flúor, se tratava do Teflon.

Estudos revelaram também aspectos do novo polímero como:
- Resistente a altas temperaturas (500°C);
- Insolubilidade em solventes;
- Resistência ao ataque por ácido corrosivo a quente;
- Aspecto escorregadio.

Mas de quem foi a idéia genial de utilizar o Teflon na confecção de panelas? Foi tarefa para o pesquisador Louis Hartmann (1950), ele partiu do princípio que precisava unir o componente das panelas (alumínio) ao novo material, acompanhe o processo realizado por Louis:

1. Aplicação de ácido clorídrico: o ácido aplicado sobre a superfície da panela de alumínio corrói criando pequenas brechas (porosidade).

2. Aquecimento: o Teflon é espalhado sobre o metal alumínio corroído e levado a aquecimento a uma temperatura de 400 °C por alguns instantes.

3. Fixação: O Teflon se fixa nas cavidades da superfície da panela se transformando em um filme contínuo ligado firmemente à superfície: estes procedimentos conferem aspecto resistente aos utensílios antiaderentes.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais: Utilização dos polímeros sintéticos

Polímeros - Química Orgânica - Química - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves De. "Composição do Teflon"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/composicao-teflon.htm>. Acesso em 29 de agosto de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA