Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Composição Química das Proteínas

A proteínas são polímeros naturais que têm como unidades básicas os aminoácidos, que são substâncias orgânicas constituídas por um grupo amino e um grupo carboxílico.

Estrutura química de uma molécula de enzima tripsina humana, que é uma enzima que contribui para a digestão das proteínas no sistema digestivo
Estrutura química de uma molécula de enzima tripsina humana, que é uma enzima que contribui para a digestão das proteínas no sistema digestivo
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A nossa saúde e boa disposição dependem em grande parte da nossa alimentação. Cada tipo de alimento é constituído por um ou mais nutrientes, que são substâncias químicas que permitem o bom funcionamento de nosso organismo.

Entre os principais nutrientes que nosso corpo necessita estão as proteínas, cujo nome vem do grego proteíos, que significa “primeiro”, o que mostra a importância primária que esse composto tem para a vida.

As proteínas estão presentes em todas as células vivas e são polímeros naturais formados pela reação de polimerização por condensação entre α-aminoácidos (α-aa - em que o grupo amina está no segundo carbono contando a partir do grupo carboxila) unidos por ligações peptídicas. Isso significa que ocorre a ligação entre um grupo amino (RNH2) de uma molécula do grupo amina com o grupo carboxila (R1CO2H) de outra molécula do grupo dos ácidos carboxílicos. O resultado é a formação de um grupo amida (RNHCOR1) e a liberação de uma molécula de água (H2O):

Formação da ligação peptídica

Esses α-aa se unem formando as proteínas com mais de 100 ligações peptídicas. Abaixo temos um exemplo de dois α-aa genéricos:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Formação e estrutura genérica de um peptídeo ou proteína

Existem 20 aminoácidos que são encontrados nas proteínas, abaixo temos alguns deles:

Exemplos de aminoácidos encontrados nas proteínas

Entretanto, apenas nove aminoácidos presentes nas proteínas são considerados essenciais para nós, porque o nosso organismo não os sintetiza e é preciso então adquiri-los por meio da alimentação.

Toda proteína apresenta uma estrutura primária que é a sequência de aminoácidos que estão unidos na cadeia principal. Mas existem também estruturas secundárias, terciárias e quaternárias das proteínas, que são as interações que ocorrem em porções ou partes de uma mesma proteína ou também entre várias cadeias de proteínas. Algumas dessas interações são ligações de hidrogênio e de dissulfeto.

Para saber quais são os alimentos que são fontes de proteínas e por que essas substâncias são tão importantes para a manutenção da vida, leia o texto Função das proteínas e suas fontes na alimentação.


Por Jennifer Fogaça
Graduda em Química

Escritor do artigo
Escrito por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Composição Química das Proteínas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/composicao-quimica-das-proteinas.htm. Acesso em 28 de março de 2024.

De estudante para estudante