Topo
pesquisar

Composição orgânica do petróleo

Química

PUBLICIDADE

O petróleo, também conhecido como óleo cru e até mesmo por Ouro Negro, faz jus a esta denominação, uma vez que se tornou a principal fonte de combustível da sociedade moderna. Está presente em nossos veículos e em objetos que usamos em nosso cotidiano, como por exemplo, maquiagens, embalagens, tecidos, etc.

Em se tratando de composição química, o petróleo tem a sua: é constituído de compostos orgânicos denominados hidrocarbonetos. Se for submetido a uma destilação fracionada, o petróleo cru pode dar origem a diversas frações orgânicas, com diferentes pesos moleculares. Os hidrocarbonetos mais pesados estão na forma sólida, e os mais leves são gases. Com este princípio é possível obter frações de petróleo para todos os gostos.

As chamadas refinarias de petróleo são as responsáveis por deixá-lo livre de impurezas e materiais contaminantes. Depois de fracionado, o petróleo segue para a vasta indústria petroquímica, onde será convertido em subprodutos, tais como: querosene, óleo diesel, gás natural, gás de cozinha, graxas, parafinas e gasolina.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves De. "Composição orgânica do petróleo"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/composicao-organica-petroleo.htm>. Acesso em 06 de fevereiro de 2016.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
  • Célia Reginaquarta-feira | 01/10/2014 14:38Hs
    Gostei da matéria. Deu para entender e ajudou para saber um pouco mais, com tantas coisas que existe nesse mundo maravilhoso.
  • marcos sousaquarta-feira | 24/09/2014 19:21Hs
    muito legal ajudou muito!
  • Mauro Sehishi Iwamotosexta-feira | 28/02/2014 10:05Hs
    Bom dia, sou Analista Químico de controle de qualidade de petróleo, o texto é bem resumido, quase tudo é derivado de subprodutos do petróleo. E o quanto a qualidade (composição orgãnica) do petróleo pode influenciar na refinaria, principalmentes fatores como a Densidade, o BSW (Bottom Sedment and Water) e o sal, e em alguns petróleos o H2S (Ácido Sulfídrico) que pode corroer os dutos e fazer mal a saúde dos envolvidos na operação.
  • Lidiane Carvalhosexta-feira | 08/06/2012 12:24Hs
    bom..
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA