Topo
pesquisar

Como ocorrem as mudanças de estado físico na matéria?

Química

Água no estado líquido se converte ao estado sólido
Água no estado líquido se converte ao estado sólido
PUBLICIDADE

Saber que as substâncias podem passar de um estado físico para outro não é nenhuma novidade. Mas como isso ocorre exatamente? Qual o comportamento das moléculas enquanto ocorrem estas mudanças?

Em se tratando da condensação (mudança do gás para o líquido) e da solidificação (líquido para sólido), vejamos como ocorrem a um nível microscópico:

Condensação

As partículas, quando no estado gasoso, armazenam grande quantidade de energia, mas ao passarem por um resfriamento, elas têm a temperatura reduzida e, consequentemente, sua energia também.

Uma vez que se reduz a energia, as forças repelentes entre as moléculas gasosas tendem a diminuir e, desta forma, se torna possível uma aproximação intermolecular que caracteriza o estado líquido (moléculas mais unidas).

Solidificação

As partículas aglomeradas que compõem o estado líquido podem sofrer alterações se submetidas a um resfriamento. À medida que as temperaturas baixam, a energia vai sendo removida. Neste instante, as partículas começam a se alinhar para formar um sólido, processo conhecido como solidificação.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais! Força intermolecular influi na temperatura e estado físico da molécula?

Entalpia nas mudanças de estado físico.

Química Geral - Química - Brasil Escola

 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Como ocorrem as mudanças de estado físico na matéria?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/como-ocorrem-mudancas-estado-fisico-materia.htm>. Acesso em 19 de agosto de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA