Topo
pesquisar

Como ocorrem as mudanças de estado físico na matéria?

Química

PUBLICIDADE

Saber que as substâncias podem passar de um estado físico para outro não é nenhuma novidade. Mas como isso ocorre exatamente? Qual o comportamento das moléculas enquanto ocorrem estas mudanças?

Em se tratando da condensação (mudança do gás para o líquido) e da solidificação (líquido para sólido), vejamos como ocorrem a um nível microscópico:

Condensação

As partículas, quando no estado gasoso, armazenam grande quantidade de energia, mas ao passarem por um resfriamento, elas têm a temperatura reduzida e, consequentemente, sua energia também.

Uma vez que se reduz a energia, as forças repelentes entre as moléculas gasosas tendem a diminuir e, desta forma, se torna possível uma aproximação intermolecular que caracteriza o estado líquido (moléculas mais unidas).

Solidificação

As partículas aglomeradas que compõem o estado líquido podem sofrer alterações se submetidas a um resfriamento. À medida que as temperaturas baixam, a energia vai sendo removida. Neste instante, as partículas começam a se alinhar para formar um sólido, processo conhecido como solidificação.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais! Força intermolecular influi na temperatura e estado físico da molécula?

Entalpia nas mudanças de estado físico.

Química Geral - Química - Brasil Escola

 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Como ocorrem as mudanças de estado físico na matéria?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/como-ocorrem-mudancas-estado-fisico-materia.htm>. Acesso em 07 de fevereiro de 2016.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
  • vinicius quarta-feira | 21/05/2014 17:46Hs
    bem legal me ajudou muito nas duvidas
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA