Topo
pesquisar

Cobalto

Química

O cobalto é um metal de grande importância comercial usado em construções civis, na medicina e na alimentação.
PUBLICIDADE

O cobalto é um elemento químico, de símbolo Co, número atômico 27 (27 prótons e 27 elétrons) e massa atômica 59 uma. À temperatura ambiente, se encontra no estado sólido. Sua localização é no grupo 9 (8B) da Classificação Periódica dos Elementos.

O cobalto tem uma invejável importância comercial, sua produção mundial é de 17000 toneladas por ano. Toda essa demanda é destinada às mais variadas aplicações, desde a construção civil (cerâmicas e tintas), na medicina (tratamentos com cobalto 60) e até em nossa alimentação. O cobalto 60 é usado para irradiar alimentos de origem vegetal, dessa forma, elimina micro-organismos patogênicos presentes, tornando-os seguros para o nosso consumo.

Mas não é só economicamente que este metal é importante, ele também é essencial em nosso corpo. O Cobalto (Co) faz parte da composição da vitamina B12 (vitamina essencial para a formação do sangue e manutenção do sistema nervoso). Confira a dosagem necessária:

Adultos: 2,4 microgramas (mcg) por dia.
Crianças de até oito anos: 1,2 (mcg) por dia.
Gestantes e mães que amamentam: 2,8 (mcg) por dia.
Dica de alimentos ricos em vitamina B12: amendoim, ervilha, manteiga, sardinha, salmão, entre outros.
 

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais:
Mineral Cálcio
 

Elementos Químicos - Tabela Periódica - Química - Brasil Escola

 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves De. "Cobalto"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/cobalto.htm>. Acesso em 04 de maio de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA