Topo
pesquisar

Catação, Flotação e Levigação

Química

PUBLICIDADE

Catação, flotação e levigação são métodos de separação de misturas heterogêneas. Vejamos cada caso em particular:

Catação

Talvez seja essa a maneira mais antiga de separar misturas heterogêneas. O método pode ser usado para tarefas simples, realizadas em nossas próprias casas, como, por exemplo, o ato de separar impurezas de cereais e legumes. Essa é uma tarefa antiga, do tempo da vovó, mas que retrata perfeitamente como podemos separar misturas heterogêneas por meio da catação.

Antes de cozinhar arroz, feijão, soja, lentilha, ervilha, etc., a dona de casa costumava “selecionar” os grãos. A seleção era feita separando-se os grãos imaturos (que não se desenvolveram), as pedrinhas e outros resíduos provenientes do processo de colheita manual. Esses materiais (impurezas) eram retirados, ou melhor, separados do alimento por intermédio das mãos da cozinheira.

Atualmente, quaisquer dessas impurezas que possam estar misturadas aos grãos são retiradas com o auxílio de máquinas especializadas. As distribuidoras alimentícias garantem que cereais e legumes cheguem limpos às nossas mesas, não havendo mais a necessidade de selecionar tais alimentos.

Agora você já sabe! O processo de separação manual dos diferentes componentes (ou fases) que compõem uma mistura chama-se catação. O termo provém do ato de “catar” os ingredientes.

Flotação

Se fosse para separar, por exemplo, uma mistura de areia e sabão em pó, qual o método você usaria?
A flotação é uma ótima alternativa para fracionar esses componentes.

Numa primeira instância, você submete os ingredientes da mistura a uma dissolução, coloque-os numa vasilha e acrescente água. A parte menos densa da mistura (o sabão em pó) dissolve-se na água e flutua, enquanto que a parte mais densa (a areia) fica submersa no fundo da vasilha.

A flotação pode ser empregada na mineração para separar os minérios de suas impurezas. A rocha a ser explorada é submetida a uma trituração e, em seguida, adiciona-se óleo. As partículas de minério, retiradas da rocha, fixam-se ao óleo. Se acrescentarmos água ao conjunto, as partículas fixadas no óleo vão para a superfície, e as impurezas ficam no fundo do recipiente.

Levigação

A mistura formada por substâncias sólidas de diferentes densidades pode ser separada, considerando a propriedade de cada fase. Se submetermos a mistura a uma corrente de água, teremos os componentes separados por densidade, método chamado de levigação.

Um grande exemplo desse método é o usado para extração de ouro nos garimpos. Normalmente, o ouro é encontrado junto a uma porção de terra ou areia. Para separar essas substâncias, tritura-se a mistura dentro de um recipiente próprio e aplica-se uma corrente de água a ela. A parte menos densa (a areia ou a terra) é carregada pela água, enquanto que a mais densa (o ouro) fica depositada no fundo. Dessa forma, separamos os elementos mais densos dos menos densos.

Por Líria Alves
Graduada em Química
 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves De. "Catação, Flotação e Levigação"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/catacao-flotacao-levigacao.htm>. Acesso em 03 de maio de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA