Topo
pesquisar

Argônio

Química

PUBLICIDADE

Argônio: este é o gás nobre mais abundante em nosso planeta, pertence à classe dos gases inertes que não participam de reações químicas. A maior quantidade de gás Argônio se encontra na mistura gasosa do ar atmosférico, constitui 0,93% do volume do ar que respiramos.

Propriedades periódicas do Argônio: elemento químico de símbolo Ar, número atômico 18 (18 prótons e 18 elétrons) e massa atômica 40 u, se encontra na forma gasosa em temperatura ambiente.

Aplicações do Argônio: este gás tem uma vasta utilização no que diz respeito à conservação de materiais oxidáveis, isto se explica pela propriedade inerte deste gás nobre. Veja onde pode ser empregado:

- Devido a sua pouca reatividade, o Argônio é aplicado em peças de museus para uma melhor conservação das relíquias.

- É aplicado em lâmpadas incandescentes para evitar a corrosão do filamento de tungstênio presente neste tipo de lâmpada.

- É considerado protetor para soldas, pois evita oxidação, protegendo-as das substâncias ativas do ar. Esta é a chamada soldagem especial com atmosfera protetora.

- Pode ser usado para inflar airbags de automóveis.

- Lasers a base de Argônio são aplicados na medicina em cirurgias dos olhos.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Veja mais: Xenônio

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves De. "Argônio"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/argonio.htm>. Acesso em 24 de agosto de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA