Topo
pesquisar

Antidetonantes

Química

Os antidetonantes são substâncias químicas que são adicionadas à gasolina com a finalidade de aumentar o seu índice de octanagem, isto é, a sua resistência.
PUBLICIDADE

Conforme dito no texto “Número de Octanagem de Combustíveis”, a octanagem de uma gasolina mede a sua qualidade, baseado na sua resistência à compressão dentro do motor de explosão interna.

Além disso, o índice de octanagem é uma escala na qual se compara a resistência da gasolina com a resistência do heptano (zero) e do isoctano (100). Assim, se tivermos um índice de octanagem igual a 70, significa que a resistência à compressão da gasolina é a mesma de uma mistura de 70% de isoctano e 30% de heptano.

Entretanto, existem algumas gasolinas especiais que apresentam um índice de octanagem superior a 100. Isso é possível graças à adição de antidetonantes a essas gasolinas.

Definição de substâncias antidetonantes

 O próprio nome já diz, eles impedem a detonação ou combustão da gasolina antes da hora certa, que é quando a vela do motor de combustão interna de quatro tempos solta a faísca. Antes disso, ela está sendo comprimida e o antidetonante “ajuda” a gasolina a não explodir durante essa compressão; o que acarretaria em menor potência para o motor.

O Conselho Nacional do Petróleo (CNP) autorizou a Petrobrás a aditivar a gasolina usando o composto metil-t-butil-éter (MTBE) até 7% em volume para aumentar o índice de octanagem.

Veja algumas informações relacionadas a esse antidetonante na tabela a seguir:

Tabela com propriedades do antidetonante MTBE


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Antidetonantes"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/antidetonantes.htm>. Acesso em 27 de maio de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA