Topo
pesquisar

Anidridos orgânicos

Química

Os anidridos orgânicos são obtidos através da desidratação de ácidos carboxílicos. O mais importante entre eles é o anidrido acético.
PUBLICIDADE

Os anidridos orgânicos são compostos derivados de reações de desidratação dos ácidos carboxílicos. Daí a origem de seu nome, pois anhydros, em grego, significa “sem água”.

Desse modo, na reação de formação dos anidridos, duas moléculas de um ácido carboxílico reagem para originar uma molécula do anidrido. Abaixo temos o exemplo da formação do anidrido mais importante, o anidrido acético ou anidrido etanoico:

Reação de formação de anidrido acético.
Reação de formação de anidrido acético.

Assim, o grupo funcional característico dos anidridos é:

Grupo funcional dos anidridos.
Grupo funcional dos anidridos.

Existem anidridos normais ou simétricos, que são como o anidrido acético, e são assim denominados porque seus radicais são os mesmos. Se os radicais forem diferentes, dizemos que o anidrido é misto. Além disso, existem anidridos cíclicos.

A nomenclatura oficial dos anidridos, segundo a IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada), é feita baseada no ácido do qual ele foi formado, ou seja, troca-se a palavra “ácido” por “anidrido”. Por exemplo, no caso mostrado acima, o ácido de origem foi o ácido etanoico ou ácido acético, assim o anidrido resultante foi o anidrido etanoico ou anidrido acético. 

A estrutura dessa nomenclatura é a seguinte:

Nomenclatura oficial dos anidridos.
Nomenclatura oficial dos anidridos.


Observe os exemplos:


Conforme já dito, o anidrido acético é muito importante, pois ele é usado na obtenção do ácido acetilsalicílico (AAS), conhecido comumente como aspirina e usado como antitérmico. 

Exemplos de nomenclatura de alguns anidridos.

Exemplos de nomenclatura de alguns anidridos.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Anidridos orgânicos"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/anidridos-organicos.htm>. Acesso em 24 de julho de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA