Topo
pesquisar

Ametais

Química

Onze elementos da tabela periódica possuem a tendência de ganhar elétrons, não conduzem eletricidade e calor, são opacos e fragmentam-se, esses são os ametais ou não metais.
Esses são os elementos químicos classificados como ametais
Esses são os elementos químicos classificados como ametais
PUBLICIDADE

Os elementos químicos da Tabela Periódica podem ser classificados em três grupos principais: metais, ametais e semimetais. Os metais são a grande maioria dos elementos, conforme é possível visualizar no texto Metais.

Os ametais ou não metais são os onze elementos químicos mostrados acima, isto é, carbono, nitrogênio, fósforo, oxigênio, enxofre, selênio, flúor, cloro, bromo, iodo e astato.

O hidrogênio, muitas vezes, também é listado nesse grupo. Ele aparece na família 1 da tabela periódica porque possui apenas um elétron na sua camada eletrônica, assim como os demais elementos dessa família (metais alcalinoterrosos). No entanto, as características e propriedades químicas do hidrogênio são totalmente diferentes das dos metais alcalinoterrosos.

Outras classificações não consideram o hidrogênio como não metal, mas como um elemento atípico que é classificado separadamente, pois ele tem a capacidade de ligar-se a metais, ametais e semimetais.

Esses dois tipos de classificações (com inclusão ou não do hidrogênio entre os ametais) são possíveis porque a União Internacional da Química Pura e Aplicada (IUPAC) recomenda que os elementos químicos sejam classificados como metais, não metais e semimetais, sem, contudo, definir ou indicar qual é qual.

A principal propriedade química dos ametais é que eles possuem a tendência de ganhar elétrons e formar ânions (espécies carregadas negativamente). Isso significa que eles possuem alta eletronegatividade ou, melhor dizendo, elevada tendência para atrair os elétrons. Dizemos que quanto mais eletronegativo o ametal for, mais reativo ele será. Para mais detalhes sobre essa reatividade dos ametais e como isso influencia as reações químicas em que eles participam, leia o texto Reatividade dos ametais.

Agora vejamos as principais propriedades físicas dos ametais, que são completamente opostas às dos metais:

- Não são bons condutores de calor: são isolantes térmicos;

- Não são bons condutores de eletricidade: A única exceção é o carbono, que, na forma de grafita, conduz bem a eletricidade;

- Eles são opacos: Isso significa que eles não possuem o brilho metálico. A grafita e o iodo são duas exceções.

A grafita e o iodo são ametais que, no estado sólido, possuem brilho “metálico”
A grafita e o iodo são ametais que, no estado sólido, possuem brilho “metálico”

- Fragmentam-se facilmente, isto é, despedaçam-se, são quebradiços: Isso significa que eles não podem ser moldados em fios (não possuem a propriedade da ductibilidade) ou lâminas (não são maleáveis) como é feito com os metais;

- Podem apresentar-se nos três estados de agregação: sólido (carbono, fósforo, enxofre, selênio e astato), líquido (bromo) e gasoso (nitrogênio, oxigênio, flúor, cloro e iodo – apesar de ser encontrado no estado sólido em condições ambientes, o iodo é perceptivelmente volátil e sublima, isto é, passa diretamente do estado sólido para o estado gasoso).

Alguns semimetais podem ser classificados como não metais. Leia mais sobre isso no texto Semimetais.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Ametais"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/ametais.htm>. Acesso em 24 de setembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA