Topo
pesquisar

Acetileno

Química

Acetileno: um hidrocarboneto essencial na indústria química
PUBLICIDADE

Os alcinos são hidrocarbonetos acíclicos insaturados com uma ligação tripla. Só dois de seus carbonos estão unidos por covalência tripla, sendo as demais ligações simples.
O acetileno (etino) é um exemplo de alcino, ele foi obtido pela primeira vez, por Berthelot, que estabeleceu um arco entre eletrodos de grafite numa atmosfera de hidrogênio. O acetileno é um gás incolor, instável, altamente combustível, e produz uma chama de elevada temperatura (mais de 3000° C ou 5400°F) em presença de oxigênio. Este gás tem cheiro agradável quando puro, mas o seu odor é comumente desagradável devido às impurezas que o acompanham. O acetileno é a matéria prima na fabricação de solventes industriais, de plásticos de borracha sintética, de explosivos, na síntese de compostos orgânicos como ácido acético e álcool etílico.
O acetileno sendo importante na indústria e não encontrado na natureza, tem que ser fabricado a partir de produtos naturais baratos. As matérias primas utilizadas na fabricação do acetileno são calcário e o carvão de pedra (hulha), os quais são abundantes na natureza. Mas o que seria hulha?

Hulha: origem no material oriundo de plantas depositadas em pântanos, esse material é submetido a um processo denominado destilação degradativa, que ocorre na ausência de oxigênio, no qual se obtém essências nos três estados físicos:

Gasoso: gás (combustível) de iluminação: CH4, H2, CO etc.
Líquido:
águas amoniacais: soluções aquosas contendo compostos nitrogenados (utilizadas pelas indústrias na fabricação de adubos e fertilizantes).
alcatrão de hulha: mistura de hidrocarbonetos aromáticos (líquido escuro e viscoso, sendo seus principais componentes o benzeno, tolueno, dimetilbenzenos, naftaleno e o antraceno.
Sólido: carvão coque (utilizado em siderurgia para a obtenção de ferro nos alto-fornos).


Carvão coque


 

Propriedades físicas do Acetileno:

Fórmula química: ..............C2H2
Peso molecular: ..................26,038 g/mol
Ponto triplo: .......................-80,75° C / 1,28 bar
Temperatura crítica:............36,3° C
Pressão Crítica:....................62,42 bar

Densidade (15°C /760 mmHg): .....................1,11 Kg/m3
Temperatura de inflamação em oxigênio........296°C

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves De. "Acetileno"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/acetileno.htm>. Acesso em 09 de fevereiro de 2016.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
  • CABRALdomingo | 15/02/2015 14:21Hs
    ÓTIMA MATERIA.
  • miltonsegunda-feira | 25/08/2014 16:40Hs
    muito bom o texto
  • jessica stefany rochaquinta-feira | 31/07/2014 11:52Hs
    muito bom esse resumo .me ajudou muitoo .
  • socorro soveralterça-feira | 08/04/2014 10:38Hs
    Ótimo ,se tivesse pesquisado antes ,estaria bem melhor nesse assunto pena que já tinha praticamente feito minha pesquisa e estou encima da hora para ir trabalhar ,senão perco horário do buzu.Poxa mesmo assim vou colocar nos favoritos para quando chegar mais tarde dá uma olhadinha e continuar os estudos,e fazer uma complementação.Agradeço pelas informações.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA