Topo
pesquisar

Açaí na tigela

Química

PUBLICIDADE

O segredo está no pigmento que dá coloração ao fruto, isso mesmo, aquela bela cor roxa carrega substâncias que consagram o açaí como sendo um alimento antioxidante, são as chamadas antocianinas. O açaí também é rico em proteínas, gordura vegetal, vitaminas (B1, C e E), minerais e fibras.

Ação no organismo: Os antioxidantes presentes na polpa neutralizam a oxidação na parte externa das células, e a presença dos minerais Cálcio e Ferro na composição conferem a este alimento uma fonte benéfica para ossos e cartilagens, além disso, o fruto ainda auxilia nas funções da memória, reposição energética e trânsito intestinal. O consumo do açaí mais saudável é na forma de fruto, a polpa extraída ou suco também proporcionam benefícios, mas em menor quantidade.

Agora vamos falar de um assunto que interessa principalmente as mulheres, todo alimento que contém antocianinas possui a ação de combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento. Quer dizer então que o açaí é um rejuvenescedor? Isso mesmo, os radicais livres destroem as células do nosso corpo, incluindo as da pele. Se após essa notícia surgiu a ideia: ah! Agora vou devorar tigelas de açaí todos os dias! Lamento informar, mas esta concepção está errada por um único motivo: o organismo só absorve os nutrientes que precisa. Não adianta grandes porções se os benefícios contidos não irão parar em nossas células e sim resultar nuns quilinhos a mais, considerando o valor calórico do açaí: 349 calorias a cada 100 gramas.

Diante dessa ação energizante é compreensível o motivo pelo qual os atletas não dispensam o consumo de açaí, apesar de ser um alimento calórico, então vale uma dica: é só ficar de olho na balança!

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Açaí na tigela"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/acai-na-tigela.htm>. Acesso em 02 de dezembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA