Topo
pesquisar

A vitamina do Banho de sol

Química

PUBLICIDADE

O sol é taxado como um vilão para a saúde e de fato é perigoso, quando tem ação prolongada sobre a pele pode levar ao temido câncer de pele. O que não se pode confundir é um Banho de sol de qualidade com uma insolação.

O que mais se ouve por aí é que para manter a saúde corporal é preciso manter uma dieta balanceada, fazer muito exercício físico, ingerir somente alimentos saudáveis, todos estes requisitos fazem parte do processo, mas não são suficientes para se alcançar a vitalidade. Pelo contrário, o que estamos sugerindo neste contexto não diz respeito a sacrifício algum, como passar fome, resistir a doces, ficar exausto de malhar, bastariam apenas 15 minutos diários de uma prazerosa tarefa: vestir uma roupa de banho e curtir o sol a beira de uma piscina!

Mas o que tem de tão especial nesta ação? Trata-se da vitamina presente nos raios solares que está envolvida em diversas funções corporais, como a atividade imunológica, fortalecimento de ossos, desenvolvimento embrionário, inibidor de câncer, entre outras. Estamos falando da vitamina D, ela se faz presente também em alimentos como o salmão, por exemplo, nesta forma fica difícil seu consumo, já que ninguém come este peixe todo dia. Mas no caso do sol, a vitamina é gratuita e está disponível diariamente para quem quiser.

A seguir, como é ativada a vitamina D no organismo:

As partículas de colesterol presentes nos alimentos que ingerimos são usadas para fabricar o composto 7- dehidrocolesterol, uma vez presente em nosso organismo este composto se desloca para a camada externa de nossa pele (a epiderme). Ao recebermos a radiação solar, mais precisamente os raios ultravioletas do tipo B (UVB) que penetram na pele, a molécula de 7- dehidrocolesterol passa por várias transformações químicas e dá origem à vitamina D.

Para o tempo não ser uma desculpa para se isentar da vitamina D, procure realizar tarefas diárias, como ler o Jornal sentado ao sol. A roupa de banho é ideal, porque o recomendável seria deixar cerca de 30 % do corpo exposto, só não se esqueça do protetor solar.

Não dificulte a sua longevidade, divirta-se no verão: tome aquele sol vitaminado! Invista em sua saúde além de manter aquele maravilhoso bronzeado dourado.

 

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais!
Protetor solar em ação 
Como o protetor age sobre a pele e quais seus benefícios.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "A vitamina do Banho de sol"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/a-vitamina-banho-sol.htm>. Acesso em 28 de marco de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA