Topo
pesquisar

Ácido Clorídrico

Química

O ácido clorídrico vem da dissolução do gás cloreto de hidrogênio em água. Ele é usado em laboratório, em indústrias, na forma impura em produtos de limpeza de pisos com o nome de ácido muriático e é um dos componentes do suco gástrico do estômago.
PUBLICIDADE

Quando dissolvemos o gás cloreto de hidrogênio (também chamado de gás clorídrico ou cloridreto) em água ele torna-se o ácido clorídrico, cuja fórmula molecular é HCl. Sua solubilidade em água na CNTP (Condições Normais de Temperatura e Pressão) é de 450 mL/L.

A fumaça liberada por esta solução aquosa é sufocante, corrosiva e tóxica.

Ele é um composto molecular formado por uma ligação covalente, com apenas um compartilhamento de elétrons, conforme a fórmula eletrônica de Lewis mostra:

Fórmula eletrônica de Lewis do ácido Clorídrico

Esse ácido é muito utilizado em laboratórios e em processos industriais, principalmente para a formação de haletos orgânicos (como o CH3Cl, cloreto de metila, por exemplo). Também é usado na extração de petróleo: ele dissolve uma parte das rochas, pois é introduzido no bolsão rochoso e facilita o fluxo do petróleo até a superfície. Também é usado na produção de corantes, hidrólise de amidos e proteínas, produção de tintas, couros, entre outros.

No comércio é encontrado em sua forma impura, recebendo o nome comumente conhecido de ácido muriático e é usado principalmente para a limpeza de pisos e paredes de pedra ou azulejos e de superfícies metálicas antes do processo de soldagem.

Além disso, esse ácido é encontrado no nosso estômago. É um dos principais componentes do suco gástrico que é secretado para auxiliar na digestão da comida, num volume de aproximadamente 100 mL.

O suco gástrico secretado pelo estômago contém ácido clorídrico

Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Ácido Clorídrico"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/Acido-cloridrico.htm>. Acesso em 27 de agosto de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA