Topo
pesquisar

Liderança

Psicologia

PUBLICIDADE

No meio da turma ou em casa com os irmãos, um de seus filhos é o destaque, o centro das atenções e todos imitam suas atitudes e participam das brincadeiras conforme ele determina. Que bom, ele pode ser um líder.

Ser líder é ter a capacidade de administrar bem as situações, ser descontraído e extrovertido, manter um bom relacionamento, driblar os conflitos existentes no grupo e se destacar no meio de todos.

A pessoa líder é aquela que tem o poder da sedução, desenvolvido através da fala, da forma como consegue expor suas idéias, conseguindo a confiança dos outros, transmitindo sua emoção e paixão por alguma coisa.

Isso é uma enorme qualidade, pois nem todos conseguem exercer a liderança, mas deve ser trabalhada de forma a não supervalorizar a pessoa detentora do poder.

Os pais podem ajudar os filhos a desenvolverem atitudes que o leve a ser um líder nas pequenas conversas do cotidiano, dando a oportunidade dos mesmos aprender a argumentar. A partir do desenvolvimento da fala, com um vocabulário mais rico, mais criativo, a criança ou jovem irá conseguir expor suas vontades de forma mais clara, levando-o a se tornar atraente a quem o ouve.

Porém, uma supervalorização desses valores pode torná-lo arrogante, metido, achando-se melhor do que os outros.

É importante mostrar que as pessoas precisam umas das outras e que se vangloriar disso pode levá-lo a ser mau visto pelos colegas, bem como pela família. Ao mesmo tempo, fazer com que aprenda a ter humildade em acatar a opinião dos outros e aceitar e respeitar as vontades de seus amigos durante as brincadeiras, não se achando melhor do que ninguém.

Dessa forma, conseguirá exercer a liderança, mas respeitando ao próximo numa convivência saudável e tranqüila.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

Veja Mais!
Furtos na Escola - Valores éticos e morais que levam à reflexão

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

BARROS, Jussara de. "Liderança"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/psicologia/lideranca.htm>. Acesso em 29 de abril de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA