Topo
pesquisar

Aniversário

Psicologia

PUBLICIDADE

Festinhas de aniversário, por mais simples que sejam, costumam ser grandes aliadas de boas amizades.

Crianças e jovens precisam manter relação com seus amigos, sejam eles da escola, da vizinhança ou de academias, pois crescem através dos contatos sociais estabelecidos e propostos pela família.

Normalmente, com a proximidade da data, os filhos conversam com os pais, se irão ou não fazer uma festinha. Na verdade, estão interessados nos presentes, mas seus pais podem mostrar que o mais importante é a presença dos amigos e parentes.

Proponha que seu filho faça um levantamento das pessoas que quer convidar para a festa, ou seja, que faça uma lista com os nomes dos colegas de sua turma. A parte da família deve ficar por conta dos pais, para que não esqueçam ninguém.

Se a lista ultrapassar o número de convidados possíveis, negocie com o filho as pessoas que podem ser retiradas da lista, que são menos importantes para ele e para a família. Mas faça de forma democrática, deixando-o escolher e decidir.

O segundo passo é escolher se a festa terá um tema decorativo, que deverá ser escolhido pelo aniversariante. Se os pais não gostam da decoração proposta, devem propor outras, mas desde que as crianças gostem.

O local da festa é outra importante escolha, pois deve ir ao encontro daquilo que os pais podem pagar pela festa. Esta parte pode ficar por conta dos pais, pois as crianças não entendem muito do assunto e uma boa pesquisa ajudará na escolha e principais decisões. As lembrancinhas hoje em dia são de coisas mais úteis e educativas, como: canecas, livros, bonés do tema, dentre outros. Os docinhos ficam apenas para a mesa, a fim de serem servidos na hora da festa.

Se a grana estiver curta é melhor propor uma festinha simples na própria casa ou na escola, mas desde que a criança participe das escolhas.

O importante mesmo é reunir os amigos para a comemoração de uma data tão especial.


“Por mais simples que seja a festa, ficamos felizes!”

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Veja Mais!
Viver em Família
Ensinando os filhos regras de boa convivência

Psicologia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

BARROS, Jussara de. "Aniversário"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/psicologia/aniversario-1.htm>. Acesso em 23 de junho de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA