Topo
pesquisar

A Relação Casamento e Aumento de Peso

Psicologia

PUBLICIDADE

Quem nunca ouviu essa relação ser discutida? Afinal, o que tem a ver a vida a dois com alguns quilos extras? A explicação do aumento de peso pode ter ligação com as mudanças nos hábitos alimentares, de vida, com as novas responsabilidades e obrigações.

Os motivos são vários, mas os resultados do aumento de peso são os mesmos: ele ganha barriga e ela volume nos quadris e bumbum.

O próprio hábito de levar café da manhã na cama, que é muito comum entre os casais como forma de carinho, coopera para aqueles quilinhos extras. Outros hábitos como ir com mais frequência a restaurantes, às compras, também podem contribuir, já que essas agora tendem a ser recheadas por alimentos como refrigerante, chocolate, salgadinho e bolacha.

Do ponto de vista psicológico, o aumento de peso durante o casamento está relacionado com a segurança afetiva, os parceiros agora se sentem mais tranquilos quanto às suas próprias imperfeições do corpo e as do parceiro.

Quanto aos outros hábitos de vida, como as atividades físicas, também ficam deixados de lado. O fato é que, quando solteiros, a rotina dos dois tinha espaço para malhação, então isso passa a ser secundário para o casal que aproveita para dedicar mais tempo ao outro.

As visitas às casas de parentes são mais frequentes nos primeiros anos de casamento, garantindo-lhes aquele almoço de domingo com direito à entrada, sobremesa, etc.

É muito comum também receber amigos para conhecer a nova casa, e nessas ocasiões sempre tem um jantarzinho.

Comer nessa nova fase da vida, muitas vezes, ganha um significado de cumplicidade, portanto cabe a cada um aproveitá-la com bom senso.
 

Psicologia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

LOPES, Patrícia. "A Relação Casamento e Aumento de Peso"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/psicologia/a-relacao-casamento-aumento-peso.htm>. Acesso em 29 de abril de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA