Topo
pesquisar

A Importância do Estímulo do Amor

Psicologia

Interação afetiva entre mãe e filho, aspecto fundamental no desenvolvimento intelectual
Interação afetiva entre mãe e filho, aspecto fundamental no desenvolvimento intelectual
PUBLICIDADE

A formação de um adulto inteligente, feliz e bem integrado pode estar relacionada com o afeto recebido desde o nascimento.

Pequenos gestos e atitudes como falar com o bebê, trocar olhares, sorrir, acariciá-lo, proporcionam intimidade entre mãe-filho. Como este é o primeiro vínculo estabelecido na vida de uma pessoa, possui um fator fundamental na construção do futuro, desenvolvimento emocional e intelectual.

Essas atitudes favorecem a troca, pois esse ato de dedicação da mãe é correspondido pelo bebê na forma de expressões faciais ou corporais e podem ser perceptíveis pelos olhos atentos. É uma estimulação necessária para o desenvolvimento do cérebro, pois este precisa de exercício para se desenvolver.

O desenvolvimento da inteligência à linguagem, da percepção de si, de seus sentimentos, reações e capacidades são habilidades propiciadas pela interação afetiva entre mãe e filho, que envolve sorrisos, olhares e movimentos corporais.

Por Patrícia Lopes

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

LOPES, Patrícia. "A Importância do Estímulo do Amor"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/psicologia/a-importancia-estimulo-amor.htm>. Acesso em 14 de dezembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA