Topo
pesquisar

Lavagem de Dinheiro

Política

PUBLICIDADE

Lavagem de dinheiro é o processo de transformar, aparentemente, dinheiro ilegal em dinheiro legal. Normalmente o processo passa por várias transações a fim de esconder a origem e permitir sua utilização sem comprometimentos.

A lavagem de dinheiro se tornou uma prática fácil em razão da grande circulação de dinheiro no exterior. Tal fato permite que traficantes, contrabandistas de armas, terroristas e funcionários corruptos continuem suas atividades de lucros fáceis. Os mecanismos mais usados são: 

- Colocação: é a primeira etapa onde se insere o dinheiro ilegal no sistema econômico do país, ocultando sua origem. É feita por meio de depósitos, compra de instrumentos negociáveis ou bens. 

- Ocultação: é a segunda etapa onde se dificulta o rastreamento contábil, quebrando o ciclo de evidências, para impossibilitar as investigações. Utilizam contas anônimas movimentadas somente por meios eletrônicos. 

- Integração: é a última etapa, onde os ativos se integram ao sistema econômico, sendo investido em empreendimentos que facilitem sua atividade.

Por Gabriela Cabral

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Gabriela Cabral Da Silva. "Lavagem de Dinheiro"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/politica/lavagem-de-dinheiro.htm>. Acesso em 31 de maio de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA