Topo
pesquisar

Paladar

Cinco sentidos

O paladar está relacionado com a percepção dos sabores dos alimentos, permitindo que haja uma escolha entre o que deve ser digerido ou não.
Na língua, são encontrados diversos botões gustativos, que estão relacionados com a percepção dos gostos
Na língua, são encontrados diversos botões gustativos, que estão relacionados com a percepção dos gostos
PUBLICIDADE

O paladar é um importante sentido do corpo humano que nos permite reconhecer os sabores, além de sentir a textura dos alimentos ingeridos. A língua é o principal órgão desse sentido e é capaz de diferenciar entre os gostos doce, salgado, amargo, azedo e umami. Esse último é o sabor produzido por alguns tipos de aminoácidos.

Na língua, principalmente, são encontradas diversas estruturas chamadas de botões gustativos. Eles são formados por células epiteliais com propriedades neurais e são responsáveis pela percepção de sabores. Os botões gustativos estão localizados principalmente na região das papilas, variando em quantidade em cada um dos tipos. Nas papilas filiformes não existem receptores gustativos, diferentemente das fungiformes, das folhadas e das circunvaladas. Nessas últimas, os botões apresentam-se em maior quantidade quando comparados às outras.

Anteriormente, acreditava-se que esses botões estavam dispostos por áreas na língua, sendo cada área responsável pela sensação de um sabor diferente. Diante desse pensamento, surgiu um esquema bastante difundido nos livros didáticos (observe o desenho abaixo) e que perdura até os dias atuais.

Por muito tempo, o esquema acima foi utilizado em livros didáticos. Hoje se sabe que ele não está correto
Por muito tempo, o esquema acima foi utilizado em livros didáticos. Hoje se sabe que ele não está correto

Hoje sabemos que os botões gustativos estão espalhados pela superfície dorsal de toda a língua, na região do palato, epiglote, faringe e laringe, de maneira que permite a percepção do gosto em qualquer uma dessas partes. Sendo assim, o esquema demonstrado acima não deve mais ser utilizado.

Os receptores gustativos são estimulados graças às substâncias químicas presentes nos alimentos que desencadeiam o impulso nervoso. Os gostos doce, amargo e umami são percebidos em virtude de receptores de membrana acoplados às proteínas G. Já o salgado e o ácido, para serem percebidos, dependem de canais iônicos. Percebe-se, portanto, que existem diferentes células especializadas para percepção de um determinado gosto.

Após a percepção desses sinais, o impulso nervoso deverá ser levado ao sistema nervoso central, onde será interpretado. Pesquisas recentes demonstram que cada sabor ativa uma região específica do córtex gustativo, com exceção do azedo, que aparentemente não é interpretado nesse local.

Algumas doenças podem prejudicar o paladar, assim como alguns medicamentos, principalmente aqueles usados de forma crônica. A quimioterapia e a radioterapia também estão relacionadas com a perda e alterações nesse sentido, porém esses efeitos podem ser revertidos após o tratamento.

Curiosidade: Você sabia que a temperatura pode influenciar no sabor do alimento? Quando temos alimentos mais frios, percebemos melhor o gosto azedo. Quando o alimento está com uma temperatura maior, percebemos ele mais doce. Sendo assim, chocolates que ficam guardados na geladeira apresentam-se menos doces que aqueles consumidos na temperatura ambiente.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Paladar"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/oscincosentidos/paladar.htm>. Acesso em 21 de agosto de 2017.

Anatomia do nariz
Cinco sentidos Olfato
O órgão dos sentidos responsável pela audição é a orelha
Cinco sentidos A Audição
Anatomia do olho humano
Cinco sentidos Visão
É por meio do nosso tato que conseguimos sentir vibrações, mudanças de temperatura e toques
Cinco sentidos Tato
A língua geográfica gera perda das papilas filiformes
Odontologia Língua geográfica
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA