Topo
pesquisar

Pasta de Dente

Odontologia

Creme Dental
Creme Dental
PUBLICIDADE

A pasta de dente, também chamada de creme dental ou dentifrício, é um produto químico utilizado juntamente com a escova de dente com o fim de proporcionar uma boa higiene bucal. O vestígio mais antigo de um produto semelhante à pasta de dente foi encontrado no Antigo Egito.

No século IV a.C, esses povos fabricavam um creme composto por cinzas de ossos de boi, pó de arroz e cascas de ovos queimados e esfregavam essa mistura em seus dentes. Também existem evidências do desenvolvimento de um produto de higiene bucal na civilização persa, eram utilizados outros tipos de ingredientes, como o mel, por exemplo.

Algo mais próximo da pasta de dente que conhecemos foi desenvolvido no fim do século XVIII, na Inglaterra. Uma substância obtida através do pó da porcelana e do tijolo era fabricada pelos químicos da época e, embora fosse bastante abrasiva, era usada por toda a população. Aos poucos, com o aperfeiçoamento da química, o creme dental se tornou mais agradável, principalmente no período após a Segunda Guerra Mundial.

Hoje em dia a pasta de dente é algo essencial para quem deseja realizar uma higiene bucal adequada. São várias as opções de sabores do produto, que vão desde variações de menta, as mais comuns, até sabores mais exóticos, como chiclete, laranja ou limão. O creme dental pode ser útil no combate aos principais problemas odontológicos, como cáries, gengivites, tártaro e manchas nos dentes. O produto deve ser cuspido, uma vez que a ingestão de grandes quantidades do mesmo pode provocar náuseas, diarréias e fluorose.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA