Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que são forças intermoleculares?

O que é Química?

O que são forças intermoleculares? Trata-se de diferentes formas de interação (aproximação) entre moléculas formadas por ligações covalentes.
PUBLICIDADE

Forças intermoleculares são as formas como as moléculas dos compostos (polares ou apolares) formados por ligações covalentes interagem ente si. Elas foram propostas no ano de 1873 pelo químico e físico holandês Diderik Van der Waals.

De acordo com Van der Waals, as moléculas podem interagir de forma diferente umas com as outras. Essas interações diferentes exercem uma grande influência sobre o ponto de fusão (PF) e ebulição (PE) das substâncias. Assim, a intensidade em que as moléculas interagem define o seu estado físico (sólido, líquido ou gasoso).

Perceber a existência das diferentes forças intermoleculares (interações) é simples, já que na natureza podemos encontrar uma mesma matéria em diferentes estados físicos. Conheça agora os três tipos de forças intermoleculares que podem existir entre as substâncias formadas por ligações covalentes:

Forças de London ou dipolo-induzido

É o tipo de força que ocorre entre moléculas apolares, ou seja, moléculas que não apresentam polos (positivo e negativo), pois os elétrons estão distribuídos de forma uniforme em sua eletrosfera, como na imagem abaixo:

Distribuição uniforme dos elétrons em uma molécula apolar
Distribuição uniforme dos elétrons em uma molécula apolar

Porém, em certo instante, os elétrons podem acumular-se em uma região de uma molécula, criando nela um polo negativo e outro positivo. Como essa molécula está próxima à outra, esse dipolo temporário acaba induzindo os elétrons da outra molécula a se agruparem em uma extremidade e assim sucessivamente:

Formação de um dipolo temporário em uma molécula apolar
Formação de um dipolo temporário em uma molécula apolar

Assim, as moléculas que eram apolares passam a ter um dipolo que foi induzido.

A interação de moléculas apolares ocorre de forma induzida
A interação de moléculas apolares ocorre de forma induzida

Alguns exemplos de substâncias cujas moléculas interagem por esse tipo de força são: gás carbônico (CO2), gás metano (CH4), gás etano (C2H6) e gás hidrogênio (H2).

Força dipolo permanente ou dipolo-dipolo

É um tipo de força intermolecular que ocorre entre moléculas polares (com exceção daquelas que apresentam o elemento hidrogênio ligado diretamente a flúor, oxigênio ou nitrogênio). Alguns exemplos de substâncias cujas moléculas interagem por dipolo-dipolo são o ácido clorídrico (HCl), dióxido de enxofre (SO2), ácido bromídrico (HBr) e ácido cianídrico (HCN).

Como as moléculas são polares (apresentam polos positivo e negativo), elas interagem de forma que o polo negativo de uma una-se ao polo positivo da outra e assim sucessivamente:

Representação do dipolo permanente entre moléculas do ácido clorídrico
Representação do dipolo permanente entre moléculas do ácido clorídrico

Em virtude da presença do dipolo, já que as moléculas são polares, a interação dipolo-dipolo é mais intensa do que a dipolo induzido.

Ligações de hidrogênio

É um tipo de força intermolecular que também ocorre em moléculas polares, mas apenas se o átomo de hidrogênio estiver ligado diretamente a um dos três elementos químicos (Flúor, Oxigênio e Nitrogênio) mais eletronegativos da Tabela Periódica.

Alguns exemplos de moléculas que interagem por ligações de hidrogênio são: ácido fluorídrico (HF), amônia (NH3) e água (H2O).

Fórmulas estruturais as substâncias ácido fluorídrico, amônia e água
Fórmulas estruturais as substâncias ácido fluorídrico, amônia e água

Como a ligação de hidrogênio ocorre em moléculas cuja diferença de eletronegatividade entre os átomos é muito grande, trata-se de uma força intermolecular de alta intensidade (maior que a dipolo-dipolo e a dipolo induzido).

Veja uma representação dessa interação:

Representação das ligações de hidrogênio entre moléculas de água
Representação das ligações de hidrogênio entre moléculas de água


Por Me. Diogo Lopes Dias

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DIAS, Diogo Lopes. "O que são forças intermoleculares?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-sao-forcas-intermoleculares.htm>. Acesso em 29 de abril de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA