Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é Termoquímica?

O que é Química?

A termoquímica estuda as reações químicas e as mudanças de estado físico que envolvem trocas de calor.
PUBLICIDADE

A Termoquímica é um ramo da Química que estuda as reações e os processos de mudança de estado físico que envolvem trocas de energia na forma de calor.

Existem dois tipos de reações e processos desse tipo, que são:

  • Endotérmicos: Endo significa para dentro, ou seja, são reações ou mudanças de estado físico em que os reagentes absorvem calor.

Por exemplo, a vaporização é a mudança do estado líquido para o gasoso, como quando as roupas no varal secam. Para que essa mudança ocorra, a água absorve energia e, dessa forma, suas interações intermoleculares são rompidas e as moléculas são liberadas na forma de vapor.

Um exemplo de reação química endotérmica é o aquecimento do calcário (CaCO3). Ele absorve calor e se decompõe, originando entre seus produtos o óxido de cálcio (CaO), que é a cal virgem.

  • Exotérmicos: Exo significa para fora, ou seja, refere-se a reações ou mudanças de estado físico em que há liberação de calor.

Veja dois exemplos: A solidificação da água em gelo é uma mudança de estado físico que ocorre quando há liberação de calor. Os motores a explosão dos automóveis funcionam a partir da energia liberada pela reação de combustão de etanol ou de derivados do petróleo, como a gasolina e o óleo diesel.

Dois conceitos importantes no estudo da termoquímica são a entalpia (H) e a variação da entalpia (ΔH), que se referem, respectivamente, ao conteúdo de energia das substâncias e à diferença de energia entre os reagentes e os produtos (ΔH = HPRODUTOS – HREAGENTES).

Quando a equação que descreve o processo inclui o valor da variação de entalpia, dizemos que é uma equação termoquímica. Se o valor de ΔH for negativo, quer dizer que o processo é exotérmico, porque a entalpia final é menor que a inicial; e se der positivo, o processo é endotérmico.

Exemplos:

  • Equação termoquímica de reação exotérmica:

1 C3H8(g) + 5 O2(g) → 3 CO2(g) + 4H2O(g) ΔH = - 2 046 kJ

  • Equação termoquímica de reação endotérmica:

1 Fe2O3(S) + 3 C(s) → 2 Fe(S) + 3 CO(g) ΔH = + 491,5 kJ


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "O que é Termoquímica?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-termoquimica.htm>. Acesso em 21 de agosto de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA