Topo
Texto-A+A

O que é massa atômica?

O que é Química?

A massa atômica corresponde a um doze avos da massa de um átomo de carbono-12, isto é, cuja massa atômica é 12.

A massa atômica, como o próprio nome sugere, é a massa de um átomo, sendo simbolizada geralmente por “ma” ou “MA”. Porém, visto que o átomo é uma entidade extremamente pequena, invisível aos olhos humanos, não é possível medir sua massa por meio de balanças, por exemplo. Assim, os cientistas determinaram a massa dos átomos por meio de comparações com as massas de outros átomos.

Isso é feito com as outras unidades também. Por exemplo, a unidade de massa é o quilograma-padrão, que corresponde a um cilindro de 3,917 cm de altura e de diâmetro, feito de 10% de irídio e 90% de platina. Assim, ele serve de comparação. Por exemplo, se “pesamos” um objeto em uma balança e descobrimos que sua massa é 10 kg, isso significa que sua massa é 10 vezes maior que o padrão escolhido: 1 kg.

O mesmo é aplicado aos átomos. O padrão escolhido foi o carbono-12, sendo que foi atribuída arbitrariamente a esse átomo a massa de 12 u. O “u” é a unidade de massa atômica e equivale, portanto, a 1/12 da massa de um átomo de carbono.

Por exemplo, quando dizemos que a massa atômica do hidrogênio é igual a 1 u, quer dizer que é como se dividíssemos o carbono em 12 partes, sendo que a massa de uma dessas partes é equivalente à massa do átomo de hidrogênio. Outro exemplo é o enxofre, sua massa atômica é 32 u, o que significa que sua massa é 32 vezes maior que 1/12 da massa do 12C.

1 u = 1/12 da massa de 1 átomo de carbono 12

A unidade de massa atômica é 1/12 da massa do carbono-12

A massa molecular das substâncias é a soma das massas atômicas dos elementos. Por exemplo, a massa atômica do oxigênio é igual a 16 u, assim a massa molecular da molécula do gás oxigênio (O2) é igual a 32u.

Visto que atualmente as técnicas laboratoriais estão bem avançadas, existem aparelhos que medem com precisão a massa atômica dos elementos, como o espectrômetro em massa. Assim, é possível saber que 1 u é igual a 1,66054 . 10-24 g.

Visto que as massas atômicas são determinadas com grande precisão, elas são dadas na tabela periódica na forma de números decimais. Mas quando vamos fazer os cálculos, geralmente usamos o número arredondado, com exceção de experimentos que precisam ser bem precisos. Por exemplo, se você olhar na Tabela Periódica, verá que a massa atômica do oxigênio é igual a 15,999 u, mas usamos geralmente o valor 16 u nos cálculos. Isso acontece com o carbono também, cuja massa atômica é dada por 12,01 u, como mostrado abaixo:

Representação do carbono na Tabela Periódica

Os elementos que aparecem na Tabela Periódica são, na realidade, a média ponderada de todos os isótopos naturais do elemento. Assim, a massa atômica que aparece na Tabela também é a média das massas atômicas desses elementos. Por exemplo, o cloro (Cℓ) possui dois isótopos naturais, o 35 e o 37, cujas porcentagens respectivas na natureza são de 75,76% e 24,24%. As massas atômicas de cada um desses isótopos são diferentes, sendo que a do Cℓ-35 é 34,96885 u e a do Cℓ-37 é 36,96590.

Desse modo, a massa atômica do elemento é calculada levando-se em consideração a massa de cada isótopo e a abundância com que ele aparece na natureza. No caso do cloro, temos:

Massa atômica do elemento cloro = (34,96885 . 75,76%) + (36,96590 . 24,24%)
                                                                                100%

Massa atômica do elemento cloro = 35,45

Esse é o valor da massa atômica do cloro que aparece na Tabela Periódica.

Graduada em Letras

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "O que é massa atômica?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-massa-atomica.htm>. Acesso em 29 de abril de 2017.