Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é decantação?

O que é Química?

A decantação é um método de separação de misturas heterogêneas com base na diferença de densidade e na imiscibilidade dos componentes da mistura.
PUBLICIDADE

Decantação é um processo físico de separação de misturas heterogêneas do tipo líquido-sólido e líquido-líquido. Ela baseia-se na diferença de densidade entre seus componentes e no fato de serem insolúveis um no outro.

A decantação está relacionada com a sedimentação que ocorre quando deixamos a mistura em repouso por determinado tempo. O componente mais denso que tem as suas partículas em suspensão vai, com o tempo, por ação da gravidade, depositando-se no fundo do recipiente. Assim, quando essa sedimentação termina, realiza-se a decantação, que é simplesmente inclinar o recipiente que contém a mistura e derramar em outro recipiente o líquido menos denso, que fica na parte de cima.

Por exemplo, em uma mistura de areia e água deixada em repouso, as partículas de areia serão sedimentadas, indo para o fundo do recipiente, e a água poderá ser separada pela decantação:

Processo de separação de mistura envolvendo sedimentação, decantação e sifonação
Processo de separação de mistura envolvendo sedimentação, decantação e sifonação

Você já ouviu falar na decantação de vinhos? Esse processo refere-se à passagem do vinho tinto de sua garrafa para um recipiente de cristal ou de vinho chamado de decanter ou decantador, que é feito principalmente para separar o vinho da borra que é formada e acumulada ao longo dos anos. A decantação do vinho também permite a oxigenação da bebida, liberando totalmente os aromas contidos na garrafa, sendo, portanto, um processo que contribui de forma positiva para o paladar.

Garçom decantando vinho tinto antes de ser servido
Garçom decantando vinho tinto antes de ser servido

A sedimentação pode demorar algum tempo, mas ela pode ser acelerada por meio de centrífugas que realizam um movimento de rotação; assim, por inércia, as partículas maiores depositam-se no fundo. O sangue abaixo foi centrifugado, e a parte líquida do plasma foi separada:

Amostra de sangue centrifugado em laboratório
Amostra de sangue centrifugado em laboratório

As separações mencionadas foram de misturas heterogêneas do tipo líquido-sólido. No caso de misturas heterogêneas do tipo líquido-líquido, como óleo e água, costuma-se usar em laboratório um equipamento chamado de funil de bromo ou funil de separação. Depois de uma agitação vigorosa, ele é deixado em repouso, sendo que o líquido mais denso, que geralmente fica na parte de baixo, é separado pela abertura da torneira na parte inferior do funil de bromo e é colocado em outro recipiente. Ao fechar a torneira, o líquido menos denso permanece dentro do funil, sendo posteriormente coletado em outro recipiente.

Decantação de líquidos com funil de bromo ou funil de separação
Decantação de líquidos com funil de bromo ou funil de separação


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "O que é decantação?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-decantacao.htm>. Acesso em 24 de marco de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA