Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que são vozes verbais?

O que é Português?

As vozes verbais podem ser identificadas a partir da análise do comportamento do sujeito na oração. Classificam-se em ativa, passiva e reflexiva.
PUBLICIDADE

Você sabia que os verbos têm voz? As vozes verbais são identificadas através da análise do comportamento do sujeito na oração. “Como assim?”, você deve estar se perguntando. Você, como bom falante da língua portuguesa, já deve saber que nosso idioma é recheado de particularidades que o tornam ainda mais interessante. Para acabar de vez com suas dúvidas, fique atento à explicação e descubra de maneira eficiente o que são vozes verbais.

São três as vozes verbais: Ativa, passiva e reflexiva:

Ativa: Forma como o verbo se apresenta para indicar que a pessoa a que se refere é o agente da oração, ou seja, aquele que pratica a ação. Observe os exemplos de voz ativa.

Eu trabalho todos os dias, exceto aos domingos e feriados.

Você fez um ótimo trabalho!

Estrutura da voz ativa: Sujeito Agente + Verbo + Complemento verbal.

Passiva: Forma como o verbo se apresenta para indicar que a pessoa a que se refere é o objeto da ação verbal, ou seja, o sujeito é paciente, pois sofre uma ação. Pode ser dividida em:

  • Voz Passiva Sintética: É representada pela estrutura verbo + se (pronome apassivador) + sujeito (+ agente da passiva):

Cumpria-se todos os prazos para a entrega dos produtos.

Finalizaram-se as inscrições para o concurso.

  • Voz Passiva Analítica: É representada pela estrutura sujeito paciente + verbo ser (auxiliar) + verbo no partícipio + preposição + agente da passiva:

Os prazos para a entrega dos produtos foi cumprido.

As inscrições para o concurso foram finalizadas.

Reflexiva: Forma verbal na qual o sujeito é agente e paciente ao mesmo tempo, ou seja, pratica e sofre a ação, sozinho ou com outro indivíduo. Observe os exemplos da voz reflexiva:

Os dois namorados beijaram-se longamente.

A vítima machucou-se gravemente no acidente de carro.

Estrutura da Voz Reflexiva: Sujeito + verbo + se (complemento verbal).


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PEREZ, Luana Castro Alves. "O que são vozes verbais?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-sao-vozes-verbais.htm>. Acesso em 24 de setembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA