Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é rima?

O que é Português?

A associação entre os fonemas das palavras dos textos estruturados em versos, como poemas e músicas, define o que é rima.
PUBLICIDADE

Você sabe o que é rima?

A rima é um recurso de estilo de linguagem bastante utilizado em textos dos gêneros discursivos estruturados em versos, como poemas e músicas. Esse recurso é utilizado com o objetivo de atribuir aos textos mais sonoridade, ritmo e musicalidade.

De maneira geral, a rima é feita entre um verso e outro, designando a repetição de fonemas (sons) idênticos ou semelhantes, geralmente, na sílaba final das palavras. Assim, quando pensamos no que é rima, logo pensamos na associação entre os fonemas das palavras que podem ser consideradas como pares nos textos.

Leia uma estrofe do poema “Soneto”, do poeta modernista Mário de Andrade, e observe os efeitos sonoros causados pela Rima:

Soneto

Tudo o que há de melhor e de mais raro (rima A)

Vive em teu corpo nu de adolescente (rima B)

A perna assim jogada e o braço, o claro (rima A)

Olhar preso no meu perdidamente. (rima B)

Embora as rimas sejam um recurso estilístico de linguagem mais utilizado em textos estruturados em versos, há poemas e músicas que não apresentam rimas, caracterizando aquilo que chamamos de versos brancos ou versos soltos. Veja o exemplo de um poema sem rimas do poeta modernista Oswald de Andrade:

Erro de português

Quando o português chegou

Debaixo de uma bruta chuva

Vestiu o índio

Que pena!

Fosse uma manhã de sol

O índio tinha despido

O português.

(ANDRADE. Oswald de. Erro de português. In: Poesias reunidas. 5. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978. p. 177.)

Veja também a respeito da classificação das rimas. Boa leitura!

 

Por Ma. Luciana Kuchenbecker Araújo

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAúJO, Luciana Kuchenbecker. "O que é rima?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-e-rima.htm>. Acesso em 30 de marco de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA