Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é numeral?

O que é Português?

O numeral é a palavra que atribui quantidade aos seres ou objetos, dando a eles valor definido. Podem ser cardinais, ordinais, multiplicativos ou fracionários.
PUBLICIDADE

Numeral é a palavra que atribui quantidade aos seres ou objetos, denotando a eles um valor definido. Pode ter também função classificadora, atribuindo noção de sequência. O numeral está entre as dez classes gramaticais da Língua Portuguesa e pode apresentar, a partir da análise sintática de uma frase ou oração, a função de adjunto adnominal.

Os numerais propriamente ditos são os cardinais, que na escrita são representados pelos algarismos arábicos ou romanos. Podemos subdividir os numerais em quatro classificações: cardinais, ordinais, multiplicativos e fracionários. Observe as definições:

Numerais cardinais — Indicam a quantidade exata de seres:

Apenas dez dos trinta alunos do oitavo ano compareceram na mostra cultural da escola.

Observe que dois numerais cardinais foram empregados na construção da frase, dez e trinta. Nessa oração, os numerais foram usados com a intenção de quantificar.

Numerais ordinais — Indicam noção de sequência ou posição que algo ou alguém ocupam:

Os alunos do oitavo ano ocuparam a segunda colocação na gincana realizada pela escola.

Estão presentes na oração dois numerais ordinais que indicam a ideia de colocação, são eles oitavo e segundo.

Numerais multiplicativos: expressam a multiplicidade dos seres ou a multiplicação de uma quantidade:

Os alunos do sétimo ano arrecadaram o triplo da quantidade de alimentos do oitavo ano para a gincana da escola.

Observamos na frase a presença do numeral multiplicativo triplo para indicar a noção de multiplicação. É importante observarmos que, efetivamente, especialmente na modalidade escrita, apenas os numerais dobro e triplo são utilizados. Dificilmente utilizamos os termos quádruplo, quíntuplo e assim sucessivamente, pois esses numerais costumam ser substituídos pelas expressões quatro vezes, cinco vezes etc.

Numerais fracionários: Os numerais fracionários indicam a fração de uma quantidade de seres ou objetos. Os mais comumente empregados são: meio, terço, quarto, quinto, sexto, sétimo, oitavo, nono, décimo, vigésimo, centésimo, milésimo, milionésimo quando empregados como equivalentes de metade, terça parte, quarta parte etc.

Apenas um terço dos trinta alunos do oitavo ano compareceu à mostra cultural da escola.

Observe que na oração dada como exemplo a palavra terço indica a fração dos alunos, relacionada a um todo, que compareceu ao evento da escola.


Por Luana Castro
Gradauda em Letras

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PEREZ, Luana Castro Alves. "O que é numeral?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-e-numeral.htm>. Acesso em 30 de marco de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA