Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é Leitura Digital?

O que é Português?

O que é Leitura Digital? Trata-se de uma modalidade de leitura que apresenta um aspecto mais coletivo do que individual.
Na leitura digital, o conteúdo é compartilhado com diversos leitores ao mesmo tempo
Na leitura digital, o conteúdo é compartilhado com diversos leitores ao mesmo tempo
PUBLICIDADE

A leitura digital é aquela realizada em suportes tecnológicos com o auxílio da internet. Essa leitura pode ser realizada em diversos suportes, como as redes sociais, blogs, páginas virtuais e e-books, a partir de computadores, tablets e aparelhos celulares. Diferentemente do que ocorre com a leitura individual realizada em suportes impressos, como é o caso dos jornais, livros e revistas, o leitor tem a possibilidade de interagir a todo momento com os textos e com outros leitores, os quais têm a oportunidade de acesso ao texto mesmo estando em locais diferentes do planeta. Por esse motivo, a leitura digital tem aspecto mais coletivo do que individual, já que o conteúdo é compartilhado com diversos leitores ao mesmo tempo.

O computador representa hoje uma ferramenta demasiadamente útil ao homem, pois mantém nossas memórias interconectadas e possibilita-nos uma infinidade de acessos. O mundo virtual contribui para o desenvolvimento de diversas práticas sociais, inclusive as de leitura. A internet abriu novas formas de interação com os diversos leitores e textos produzidos de todo o mundo, promovendo a difusão do conhecimento em larga escala. Dessa forma, todos os navegadores são leitores e podem ser escritores de textos digitais.

Como a tecnologia é irreversível, a leitura digital é uma prática que ganha cada vez mais adeptos, pois seu perfil virtual (imaterial) permite que ela seja realizada em qualquer parte do planeta, a qualquer hora do dia e por mais de um leitor simultaneamente. É um contato com o mundo virtual rápido, prático e liberal que conquista cada vez mais adeptos.

A leitura e o livro como produtos das transformações culturais

Sabemos que a leitura é uma atividade milenar e existe na grande maioria das sociedades do mundo inteiro. Ao longo dos séculos, as convenções e os hábitos de leitura mudaram de acordo com as transformações culturais pelas quais passamos inevitavelmente. O livro, enquanto produção/manifestação cultural, também se transforma na mesma medida como se transformam as sociedades.

Como sabemos, a internet criou novas formas de comunicação com as pessoas e com os diversos suportes, tipos e gêneros textuais. Todos os navegadores são leitores e podem ser escritores de textos digitais, ou seja, leitores digitais, os quais, diferentemente da leitura tradicional passiva, têm condições de interagir e de intervir no texto, postando comentários e fazendo suas anotações pessoais.

Por causa desse alcance, abrangência e funcionalidade, a leitura digital é cada vez mais considerada como prática utilitária, pois permite que qualquer conteúdo seja acessado em qualquer parte do planeta, a qualquer hora, por um ou vários leitores.

Com a evolução das práticas e dos suportes de leitura e também em razão das transformações dos perfis dos leitores, alguns textos passaram por adaptações, tornaram-se mais esquemáticos do que discursivos com o objetivo de facilitar e otimizar a leitura e a compreensão do conteúdo por parte do leitor.

O leitor digital

O leitor de textos digitais mudou sua prática de leitura, pois não se restringe à materialidade do livro, ao manuseio das folhas de papel. Sua prática é ativa, interativa, já que, para ler na tela, é preciso conhecer as ferramentas da máquina e enviar comandos ao computador.

 

Por Ma. Luciana Kuchenbecker Araújo

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAúJO, Luciana Kuchenbecker. "O que é Leitura Digital?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-e-leitura-digital.htm>. Acesso em 21 de outubro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA