Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é artigo?

O que é Português?

O artigo possui reduzido valor semântico demonstrativo e atua como adjunto dos substantivos. Conceito e classificações.
PUBLICIDADE

Artigo é a palavra que se antepõe ao substantivo com a intenção de particularizar ou indefinir o nome. Como classe gramatical, possui reduzido valor semântico demonstrativo por ter uma função delimitada na língua portuguesa, exercendo o papel de adjunto dos substantivos. Pode ser classificado como definido ou indefinido.

Apesar de possuir função delimitada, o artigo pode provocar diferenças significativas de sentido em uma frase. Observe as estruturas a seguir:

Após uma longa discussão, deputados propuseram um acordo.

Após uma longa discussão, deputados propuseram o acordo.

As duas frases, apesar de possuírem uma estrutura semelhante, apenas poderiam ser empregadas em contextos diferentes. A primeira estrutura só poderia ser utilizada se o interlocutor daquele que está enunciando não soubesse do que se trata o referido acordo, pois o artigo um, nesta construção, está indefinindo o substantivo. Na segunda construção, fica claro que o interlocutor sabe previamente do acordo do qual se fala, pois o artigo o particulariza o nome.

Como classe gramatical, o artigo subdivide-se em dois grupos:

→ artigos definidos: o, a, os, as;

→ artigos indefinidos: um, uma, uns, umas.

O artigo pode ser dispensado quando outro identificador – lembrando que os artigos são adjuntos adnominais – estiver explícito em uma frase. Por exemplo:

Aquele homem pegou meu livro emprestado.

Observe que o pronome demonstrativo aquele está substituindo o uso do artigo. Nota-se também que o pronome possessivo meu torna desnecessário o emprego do artigo definido o, já que no português, o uso do artigo o em “o meu livro” é redundante, embora seja muito frequente na escrita e na fala.

Outra função importante pode ser atribuída ao artigo: a função de substantivação. Ocorrerá quando o artigo estiver associado a qualquer outro tipo de palavra, sendo assim, ele exercerá o papel de substantivo.

Entre o querer e o poder existe um longo caminho.

Na frase anterior, as palavras querer e poder pertencem à classe gramatical dos verbos, mas neste caso funcionam como substantivos, pois estão precedidas por artigos.

Podem, também, combinar-se com algumas preposições, formando assim uma só palavra:

Os funcionários aderiram à paralisação defendida pelo sindicato.
                    ↓                                    ↑
                          a+a (preposição + artigo)          per/por+os (preposição + artigo)

Além de definir ou indefinir o substantivo, o artigo pode também indicar seu gênero (feminino/masculino) e número (singular/plural).

o carro (substantivo masculino e singular)

o telefonema (substantivo masculino e singular)

uma rádio (substantivo feminino e singular)

os carros (substantivo masculino e plural)

Sintetizando: o artigo se antepõe ao substantivo para determiná-lo ou particularizá-lo. Podem ser definidos ou indefinidos e dentre suas variadas funções, está a substantivação, que acontece quando o artigo assume o papel de substantivo em uma frase. Você aprendeu o que é o artigo e seus diferentes usos. Pode parecer complicado, mas lembre-se de que, como falantes da língua, a dominamos, portanto, basta apenas ficar atento e seguir as regras gramaticais.


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PEREZ, Luana Castro Alves. "O que é artigo?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-e-artigo.htm>. Acesso em 22 de junho de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA