Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é Guerra de Troia?

O que é História?

A Guerra de Troia foi a mais famosa guerra da história, estando na gênese da formação da civilização grega.
Cavalo de Troia. A cena retratada refere-se ao episódio final da Guerra de Troia
Cavalo de Troia. A cena retratada refere-se ao episódio final da Guerra de Troia
PUBLICIDADE

A Guerra de Troia foi a mais famosa das guerras de toda a História. Opondo uma coalizão de gregos a troianos, a Guerra de Troia teria durado cerca de 10 anos, provavelmente no século XIII ou XII a.C. Não se sabe ao certo se a guerra realmente ocorreu ou se seria mais um dos inúmeros mitos da civilização grega.

A Guerra de Troia teria se iniciado após uma viagem diplomática de Paris Alexandre e Heitor, filhos do rei de Troia, Príamo, a Esparta. Na famosa cidade grega, Paris teria conhecido Helena, mulher do rei espartano Menelau, famosa por sua beleza e por quem Paris imediatamente se apaixonou.

Paris havia sido muito bem tratado por Menelau, mas em um momento de ausência do rei espartano, Paris envolveu-se com Helena e decidiu raptá-la, levando-a para Troia. A história de amor de Paris e Helena havia sido premeditada por Afrodite, deusa do amor e protetora de Paris.

Ao descobrir o rapto, Menelau declarou guerra a Troia e tentou unificar as diversas tribos gregas contra os troianos. Troia localizava-se no Helesponto, na atual Turquia. Era uma grande cidade, cercada por uma intransponível muralha.

O principal líder dos aqueus (como eram conhecidos os gregos à época) era Agamenon, irmão de Menelau. Mas o principal guerreiro aqueu era Aquiles, filho da ninfa Tétis e de Peleu, conhecido pela sua força, um guerreiro quase imbatível. Entretanto, Aquiles somente participou da Guerra de Troia após ser convencido por Odisseu (Ulisses), principalmente pela fama que a participação na guerra traria aos combatentes.

O Amor de Helena e Paris, quadro de Jacques-Louis David (1748-1825) que retrata o motivo inicial da Guerra de Troia
O Amor de Helena e Paris, quadro de Jacques-Louis David (1748-1825) que retrata o motivo inicial da Guerra de Troia

A principal fonte de informação da Guerra de Troia é o poema épico Ilíada, criado por Homero. A Guerra de Troia representou ainda o fim da era dos heróis, como Aquiles e Heitor, dando início posteriormente à era dos homens comuns. Muitos desses heróis morreram em combate ou tiveram sua volta para casa dificultada pelos deuses, como foi o caso de Odisseu, retratado por Homero na Odisseia.

A Ilíada iniciou-se no décimo ano das batalhas. Após diversas vitórias gregas, a sorte virou para os troianos quando Aquiles desentendeu-se com Agamenon sobre a distribuição dos saques que haviam sido realizados, principalmente uma sacerdotisa do templo de Apolo. Com a retirada de Aquiles dos combates, os troianos conseguiram importantes vitórias.

Entretanto, Pátroclo vestiu-se com a armadura de Aquiles, seu primo, e foi morto por Heitor. Com a morte de seu ente querido, Aquiles voltou à guerra, duelando com Heitor, filho do rei Príamo, e matando-o. Mesmo a superioridade conseguida pelos gregos com essa morte não possibilitou a eles entrarem na fortificada cidade.

Uma solução foi dada pelo astuto Odisseu. A ideia era criar um enorme cavalo de madeira que seria oferecido ao rei Príamo como presente indicando o fim da guerra. Mas dentro do famoso Cavalo de Troia ficariam os principais guerreiros gregos, sendo que a esquadra que estava ancorada próxima a Troia seria mudada de lugar, dando a impressão de retirada dos gregos.

Estátua de Aquiles com o calcanhar atingido por uma flecha
Estátua de Aquiles com o calcanhar atingido por uma flecha

Príamo aceitou o presente. Uma vez dentro da cidade, os gregos iniciaram sua destruição, saqueando-a e destruindo-a totalmente. Muitos foram mortos, como Aquiles, que, apesar de toda sua força, foi atingido em seu calcanhar por uma flecha envenenada lançada por Paris.

Com a entrada dos gregos na cidade e com sua destruição, teve fim a Guerra de Troia, a mais famosa da História.


Por Me. Tales Pinto

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PINTO, Tales Dos Santos. "O que é Guerra de Troia?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-guerra-troia.htm>. Acesso em 22 de outubro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA