Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é arte rupestre?

O que é História?

A arte rupestre foi a primeira manifestação artística realizada pelos humanos ainda na Pré-história, demonstrando um grande refinamento de formas e de abstração.
PUBLICIDADE

Arte rupestre é o nome dado às primeiras produções artísticas realizadas pelos seres humanos durante a Pré-história. Essa produção artística surgiu ainda durante o período Paleolítico, em torno de 30 mil anos atrás, e continuou a ser praticada durante o período subsequente, o Neolítico.

A arte rupestre consistiu principalmente em pinturas feitas nas paredes de cavernas, mas também foram verificadas outras manifestações, notadamente as esculturas e as cerâmicas, em período mais recente.

As imagens consistiram principalmente na representação de animais, de seres humanos, de objetos celestes e de figuras híbridas de humanos e animais. Várias cenas de caçadas eram também representadas nas pinturas.

Selo grego comemorativo do Ano Internacional da Mulher estampando uma divindade feminina do Neolítico *
Selo grego comemorativo do Ano Internacional da Mulher estampando uma divindade feminina do Neolítico *

Estudiosos do tema apontam que a representação das caçadas tinha também uma dimensão que transcendia a representação, já que possivelmente às pessoas da época, ao pintar um animal na parede, estavam elas colocando naquele espaço os próprios animais. Ao atacar os animais nas cenas de caçadas, as pessoas enfraqueceriam os animais antes da prática real de busca de alimentos, situação que os favoreceria posteriormente.

Os materiais utilizados para as pinturas eram pedaços de carvão de suas fogueiras e outras substâncias usadas na coloração. Ossos, chifres e dentes eram também utilizados na confecção de esculturas que também expressavam situações e seres do cotidiano das pessoas da Pré-história.

Apesar de ser uma arte primitiva, não se pode considerá-la inferior ao que é feito na contemporaneidade. O refinamento das formas e a diversidade da produção são consideradas de grande qualidade.

Exemplos de arte rupestre podem ser encontrados nas cavernas de Altamira, na Espanha, e de Lascaux e de Chauvet, na França. Uma dos exemplos mais conhecidos de esculturas do período pré-histórico é a denominada Vênus de Willendorf, uma escultura que representa a figura feminina e possivelmente também a fertilidade dos ciclos agrícolas.

* Crédito da Imagem: Lefteris Papaulakis e Shutterstock.com


Por Me. Tales Pinto

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PINTO, Tales Dos Santos. "O que é arte rupestre?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-e-arte-rupestre.htm>. Acesso em 27 de junho de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA