Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é lixiviação do solo?

O que é Geografia?

Para compreender o que é lixiviação do solo é preciso entender como ocorre o transporte de materiais da superfície dos solos pelo escoamento da água das chuvas.
PUBLICIDADE

O que é lixiviação do solo?

Lixiviação do solo é um processo erosivo ocasionado pela lavagem da camada superficial do solo, pelo escoamento das águas superficiais. Em geral, ocorre em solos sem a cobertura vegetal protetora, o que diminui, em elevado grau, a sua fertilidade ao longo do tempo.

A lixiviação é um processo frequente nos solos das regiões tropicais e equatoriais, pois nesses locais as chuvas são mais abundantes e intensas. As enxurradas provocadas pelas precipitações carregam os materiais superficiais do solo para as áreas mais baixas. Justamente por isso, esse processo é mais significativo nas regiões de maior declividade. Desse modo, a água "lava" os solos, carregando para o lençol freático e para os cursos d'água os nutrientes disponíveis nele, favorecendo seu empobrecimento.

O intemperismo, processo de transformação das rochas por desagregação (física) ou decomposição (química) de suas estruturas, é importante para a gênese dos solos, no entanto, ele se dá de maneira natural e gradativa. A retirada da cobertura vegetal – especialmente para as atividades agropecuárias – intensifica o processo de erosão e pode destruir totalmente o solo, deixando-o inapto a produzir.

As derrubadas e queimadas expõem o solo diretamente ao trabalho da erosão pluvial
As derrubadas e queimadas expõem o solo diretamente ao trabalho da erosão pluvial

Consequências

O processo de lixiviação dos solos, em especial aqueles destinados à agricultura, pode trazer consequências que vão desde a diminuição do poder de reestruturação do solo até a sua morte.

  • Quanto mais materiais a água levar, menos solo haverá, e mais rapidamente as raízes das plantas atingirão a rocha matriz, estagnando seu crescimento.

  • O solo lixiviado tem sua capacidade de armazenamento de água reduzida, uma vez que fica mais raso, assim a vegetação original ou as culturas sentirão mais intensamente os efeitos no período de seca.

  • Quando as chuvas são muito intensas, a água pode atingir a rocha matriz e não havendo mais solo para penetrar, pode encharcar o terreno, prejudicando a vegetação ou a lavoura cultivada.

  • As vertentes de morros e montanhas em regiões equatoriais e tropicais estão mais propensas a sofrer o processo de lixiviação, especialmente com a retirada da cobertura vegetal original. As águas que escoam durante as chuvas torrenciais transportam livremente o horizonte superficial do solo e em um processo contínuo pode alcançar a rocha matriz.


Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Amarolina. "O que é lixiviação do solo?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-lixiviacao-solo.htm>. Acesso em 27 de junho de 2017.

Intemperismo físico ocasionado pela aridez climática
O que é Geografia? O que é intemperismo?
A agricultura é uma atividade primária que fornece alimentos e matéria-prima para a indústria
O que é Geografia? O que é agricultura?
A ação humana intensifica o processo de laterização dos solos
O que é Geografia? O que é laterização?
O avanço do desmatamento sobre áreas naturais
Geografia Desmatamento
Fatores que influenciam no intemperismo: clima, chuva e relevo
Geografia Intemperismo
As erosões, quando intensificadas, tornam-se problemas estruturais
Geografia Tipos de erosão
O solo é considerado um organismo vivo
Geografia Pedogênese
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA