Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é laterização?

O que é Geografia?

A laterização é um processo de transformação dos solos tropicais ocasionado pelo intemperismo e agravado pela ação antrópica, que degrada a vegetação protetora.
A ação humana intensifica o processo de laterização dos solos
A ação humana intensifica o processo de laterização dos solos
PUBLICIDADE

Laterização é um processo no qual o solo acumula grande quantidade de óxidos hidratados de ferro ou alumínio, o que modifica a sua composição e a coloração, que se torna avermelhada, com cor de ferrugem. É um processo que decorre, especialmente, do intemperismo químico, que é ocasionado pela água das chuvas ou irrigação.

Solos sujeitos à laterização tendem a se tornar ácidos e com reduzido percentual de matéria orgânica, já que, em geral, a lixiviação – processo de “lavagem” da parte superficial do solo - também é extrema. A exposição do solo ao intenso sol da zona intertropical promove uma espécie de “cozimento” da superfície exposta ao calor durante o longo período de estiagem, tornando-o seco, reduzindo a infiltração, aumentando o escoamento e culminando na redução da fertilidade.

Laterito

O radical latino later significa tijolo. O processo de laterização resulta na formação de uma crosta endurecida na superfície do solo – ou pouco abaixo da superfície – constituída por minerais metálicos, como ferro e alumínio. É a laterita (ou laterito) que impede a penetração de água, intensificando ainda mais o processo de lixiviação.

A laterização é responsável pela gênese dos latossolos. Esse processo natural – comum em regiões de clima quente e úmido –, no entanto, tem sido intensificado por fatores decorrentes da ação humana.

O que causa a laterização?

  • Desmatamento - A retirada da cobertura vegetal deixa o solo desprotegido e, consequentemente, suscetível aos danos causados pela exposição prolongada ao sol e à lixiviação;

  • Irrigação – Os solos irrigados têm sua laterização intensificada pela ação do intemperismo químico e físico. Os nutrientes do solo são levados pela água, mas os minerais metálicos permanecem na superfície do solo;

  • Queimadas – além de contribuir para a retirada da cobertura vegetal, os solos submetidos às altas temperaturas ficam ainda mais ácidos e endurecidos, agravando, assim, o processo de laterização;

  • Mau uso do solo – A não utilização de técnicas de conservação do solo na agricultura, como curvas de nível, plantio direto e rotação de culturas, esgota os nutrientes do solo, deixando-o vulnerável ao processo de laterização.


Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Amarolina. "O que é laterização?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-laterizacao.htm>. Acesso em 18 de dezembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA