Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que são resistores?

O que é Física?

Resistores são dispositivos elétricos que compõem circuitos com a finalidade básica de transformar energia elétrica em calor ou mudar o valor da ddp.
PUBLICIDADE

Resistores são dispositivos que compõem circuitos elétricos diversos, a sua finalidade básica é a conversão de energia elétrica em energia térmica (Efeito Joule). Outra função dos resistores é a possibilidade de alterar a diferença de potencial em determinada parte do circuito, isso ocorre por conta da diminuição da corrente elétrica devido à presença do equipamento.

Representação

Os símbolos abaixo são usados para representar os resistores em um circuito elétrico.

Onde são encontrados?

Os resistores estão presentes na maioria dos equipamentos utilizados em nosso cotidiano, seja nos chuveiros elétricos com a função de fornecer calor à água, ou na composição de circuitos eletroeletrônicos.

Na figura acima, os pequenos dispositivos cilíndricos, nomeados por R seguido de um valor qualquer, R79 e R92 por exemplo, são resistores.

Reostatos

Os reostatos são resistores de resistência variável. Lâmpadas que possuem seu brilho variável e os botões de volume dos aparelhos de som são exemplos de aplicações de reostatos. Nesses equipamentos a resistência do resistor é alterada de modo a modificar o valor da corrente elétrica, aumentando ou diminuindo o brilho de uma lâmpada e o volume de um aparelho de som.

O símbolo abaixo representa os reostatos em um circuito elétrico.

Código de cores

Os resistores que compõem circuitos elétricos geralmente possuem quatro faixas coloridas, a função das cores é determinar o valor da resistência do resistor sem a necessidade de aparelhos de medida.

As duas primeiras faixas de cores representam os dois primeiros algarismos do valor da resistência. A terceira faixa indica o número de zeros que compõem o valor da resistência. A quarta faixa representa a tolerância ou incerteza da medida do valor do resistor. Sendo dourada, a incerteza será de 5%, a prateada mostra que o resistor possui incerteza de 10 %. Caso não exista a quarta faixa, a incerteza no valor da resistência do resistor será de 20 %.

A tabela abaixo indica o valor associado a cada possível cor das faixas de um resistor.

A partir do código de cores, a resistência do resistor abaixo poderá ser determinada.

1ª cor: Laranja – Primeiro algarismo = 3

2ª cor: Laranja – Segundo algarismo = 3

3ª cor: Marrom – Número de zeros ou valor do expoente da potência de base 10 = 1

4ª cor: Dourada – Tolerância de 5 %

Valor da resistência: 330 ± 5% Ω. O valor da resistência pode variar de 313,5 Ω até 346,5 Ω.

Associação de resistores

Em um circuito elétrico, os resistores podem ser organizados de duas maneiras diferentes. As diferentes formas de ser organizar as posições dos resistores são chamadas de associações, e permitem a obtenção de valores diversos de resistência elétrica.

Associação em série: Os resistores são colocados um ao lado do outro. Nessa associação, os equipamentos terão mesma corrente elétrica e diferença de potencial diferente.

Associação em série: Os resistores são colocados um sobre o outro. Nesta associação, os equipamentos terão mesma diferença de potencial e corrente elétrica diferente.

Associação mista: Ocorre quando em um mesmo circuito existem resistores associados em série e em paralelo.


Por Joab Silas
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas Da Silva. "O que são resistores?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-sao-resistores.htm>. Acesso em 20 de setembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA