Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é um fluido?

O que é Física?

O que é um fluido? Trata-se de uma substância que apresenta capacidade de fluir ou escoar e não possui estrutura cristalina. Os líquidos e os gases são definidos como fluidos.
PUBLICIDADE

A todo instante estamos em contato com alguma substância que pode ser definida como fluido. Todos os dias, por exemplo, precisamos ingerir uma determinada quantidade de água e vivemos “mergulhados” em um mar de ar atmosférico.

Os fluidos são definidos como substâncias que apresentam capacidade de fluir ou escoar, por não poderem resistir a uma força que é paralela à sua superfície (tensão de cisalhamento), e sempre assumem o formato do recipiente onde são confinados. Algumas substâncias, como o mel e o piche, levam um certo tempo para adquirir a forma do recipiente, mas um fluido sempre assumirá o mesmo formato que o recipiente onde está inserido.

Líquidos e gases são considerados fluidos porque não possuem seus átomos organizados de forma simétrica e rígida, formando uma rede cristalina, como acontece com os sólidos cristalinos.

Existem duas grandezas que caracterizam os fluidos: massa específica e pressão.

  • Massa específica

    A massa específica (ρ) é fruto da razão entre a massa de um fluido e o volume ocupado por ele:

    ρ = m
          V

    No Sistema Internacional de Unidades, a unidade de medida para massa específica é o Kg/m3.

    Por serem mais compressíveis, a massa específica dos gases varia muito com a pressão, o que não ocorre com os líquidos (vide tabela).

  • Pressão

A pressão é fruto da ação do líquido sobre as paredes de um recipiente e pode ser definida a partir da razão entre a força aplicada pelo fluido e a área de aplicação dessa força:

P = F
       A

No Sistema Internacional de Unidades, a unidade de pressão é o N/m2, também chamado de pascal (Pa). Outras unidades usadas para essa grandeza são o atm, que corresponde à pressão exercida pelo ar atmosférico a nível do mar, e o Torr, nome dado em homenagem ao Evangelista Torricelli por causa da invenção do barômetro. 1 Torr corresponde à pressão gerada por uma coluna de 760 mm de mercúrio.

1 atm = 1,01 x 105 Pa = 760 Torr

A lei de Stevin determina a pressão exercida por um fluido em repouso:

P = patm + ρ.g.h

patm = Pressão atmosférica;

ρ = Massa específica do líquido;

g = gravidade;

h = Altura da coluna de líquido considerada.


Por Joab Silas
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas Da Silva. "O que é um fluido?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-um-fluido.htm>. Acesso em 21 de julho de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA