Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é onda de radiofrequência?

O que é Física?

O que é onda de radiofrequência? Elas estão muito presentes em nosso cotidiano nas transmissões radiofônicas e apresentam-se para nós, geralmente, como AM, FM, VHF e UHF.
PUBLICIDADE

As ondas de radiofrequência estão muito presentes em nosso cotidiano em transmissões de áudio, televisão, internet, entre outros. Essas ondas são eletromagnéticas (ondas que não precisam de um meio de propagação) e possuem frequências menores que a da luz visível, estando compreendidas no intervalo de 3 KHz a 300 Ghz. Dependendo de suas características, podem ser chamadas de AM, FM, UHF ou VHF.

As ondas do tipo AM (amplitude modulada) possuem amplitude (altura da onda) variável enquanto se propagam. Já as ondas FM (frequência modulada) propagam-se pelo espaço alterando seu valor de frequência. As transmissões FM possuem qualidade superior quando comparadas às transmissões de ondas AM porque possuem maior alcance e eliminam ruídos que ocorrem naturalmente. É por isso que elas são mais utilizadas nas transmissões de radiodifusão. A produção de ondas AM é mais barata e ocupa uma menor faixa de intervalos de frequência no espectro sonoro.

Ondas AM – Amplitude Modulada
Ondas AM – Amplitude Modulada

Ondas FM – Frequência Modulada
Ondas FM – Frequência Modulada

Outros tipos de ondas de radiofrequência utilizadas em nosso cotidiano são as UHF e VHF. As Ultra High Frequency (UHF – Frequência Ultra-alta) estão compreendidas no intervalo de 300 MHz a 3 GHz e são muito utilizadas nas transmissões de TV em alta definição, blutooth e wireless. Já as Very High Frequency (VHF – Frequência Muito Alta) estão compreendidas no intervalo de 30 a 300 MHz e são utilizadas geralmente nas transmissões de rádio FM e televisão. Atualmente, em razão, principalmente, do menor número de interferências, as transmissões televisivas estão migrando de VHF para UHF.

No Brasil, o órgão que regulamenta e fiscaliza a utilização do espectro de radiofrequências é a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que disponibiliza um documento em que há uma distribuição das faixas de frequência no país.

A tabela abaixo foi construída a partir de dados disponibilizados pela Anatel e mostra alguns valores de frequências e seus usos permitidos pelo órgão regulador.


Por Joab Silas
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas Da Silva. "O que é onda de radiofrequência?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-onda-radiofrequencia.htm>. Acesso em 29 de marco de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA