Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é força?

O que é Física?

O que é força? Não há uma definição exata para ela, mas sabemos que é capaz de gerar alterações no movimento e está relacionada com ações como puxar e empurrar.
PUBLICIDADE

Não há uma definição única e precisa para força, mas podemos caracterizá-la como uma grandeza vetorial (possui módulo, direção e sentido) capaz de gerar alterações no movimento de um corpo e que está associada a ações como puxar, empurrar, deslocar etc.

Abaixo estão descritas situações em que há a atuação de forças:

  • Força e Movimento: Em um movimento com velocidade constante, chamado de movimento retilíneo uniforme, a força resultante sobre o corpo que se movimenta é zero. Assim sendo, podemos entender que a força não está relacionada com a velocidade em si, mas, sim, com a sua variação. Se existe variação de velocidade (aceleração), existe atuação de força. Esse é o raciocínio em que se fundamenta a Primeira lei de Newton (inércia).

  • Tipos de Força: Quando há contato direto entre dois corpos, as forças envolvidas são chamadas de forças de contato. Se a interação entre os corpos ocorre a distância, as forças envolvidas são chamadas de forças de campo.

Exemplo:

Empurrar um carro → Força de contato
Atração gravitacional entre o Sol e a Terra → Força de campo

  • Força e Equilíbrio: Se a soma de todas as forças que atuam sobre um corpo for igual a zero, dizemos que esse corpo está em equilíbrio. Para que uma ponte permaneça equilibrada, dezenas de forças estão sendo exercidas, e a soma total entre elas é nula.

  • Unidade de medida de Força: A Segunda lei de Newton mostra que a força resultante que atua sobre um corpo é resultado da multiplicação da massa do corpo pela aceleração por ele adquirida, isto é:

FR = m.a

Como a massa é utilizada em kg e a aceleração em m/s2, a unidade de força deveria ser Kg.m/s². Todavia, a unidade para essa grandeza no Sistema Internacional de Unidades é o newton (N).

1N = 1 kg.m/s2

Um newton é a força necessária para acelerar a 1 m/s2 um objeto com massa de 1 kg.

  • Dinamômetro: O dinamômetro é um instrumento de medida que se baseia na deformação de molas para determinar a intensidade de uma força. A imagem abaixo mostra um pequeno dinamômetro que marca a intensidade da força necessária para deformar a sua estrutura elástica.


Por Joab Silas
Graduada em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas Da Silva. "O que é força?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-forca.htm>. Acesso em 21 de julho de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA