Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é eletricidade?

O que é Física?

A Eletricidade é o ramo da Física em que os fenômenos envolvendo cargas elétricas paradas ou em movimento são estudados.
PUBLICIDADE

A Eletricidade é o ramo da Física responsável pelo estudo de quaisquer fenômenos que ocorram por causa de cargas elétricas em repouso ou em movimento. O nome eletricidade deriva da palavra grega Eléktron, utilizada pelos gregos em referência a uma resina fossilizada proveniente de algumas árvores: o âmbar.

Resina fossilizada conhecida como âmbar
Resina fossilizada conhecida como âmbar

Os gregos antigos perceberam que, ao atritar o âmbar na pele de animais, esse material adquiria a propriedade de atração de pequenos corpos, como penas, tecidos etc. A partir daí os fenômenos de origem elétrica começaram a ser estudados.

Hoje em dia temos total dependência dos fenômenos e equipamentos elétricos. Lâmpadas, ferro de passar, chuveiro, geladeiras, computadores e motores elétricos são alguns poucos exemplos do uso cotidiano da eletricidade.

  • Desenvolvimento do estudo sobre Eletricidade

Somente no século XVI os estudos sobre eletricidade ganharam força principalmente com as contribuições do inglês William Gilbert. De início, imaginava-se que os fenômenos elétricos não tinham correspondência com fenômenos magnéticos, mas, em 1820, o dinamarquês Hans Christian Oersted observou que a corrente elétrica gerava campo magnético e, assim, deu-se início à Era do Eletromagnetísmo.

  • Subdivisões da Eletricidade

A eletricidade pode ser subdividida: em Eletrostática (estudo das cargas elétricas em repouso, processos de eletrização, força eletrostática etc.) e Eletrodinâmica (estudo dos fenômenos que envolvem cargas elétricas em movimento e eletromagnetismo).

  • Principais temas estudados em Eletricidade

  1. Processos de eletrização: Eletrizar significa gerar um desequilíbrio no número de prótons e elétrons de um corpo. Existem três processos de eletrização: Atrito, contato e indução;

  2. Lei de Coulomb: determina a força de interação elétrica existente entre duas partículas;

  3. Resistores: Equipamentos que são reguladores de corrente elétrica em circuitos e realizam o efeito joule (transformação de eletricidade em calor);

  4. Geradores e receptores: Estudo dos equipamentos que recebem e geram energia elétrica.


Por Joab Silas
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas Da Silva. "O que é eletricidade?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-eletricidade.htm>. Acesso em 29 de marco de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA