Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é coeficiente de restituição?

O que é Física?

O que é coeficiente de restituição? Trata-se de uma grandeza adimensional que resulta da razão entre as velocidades imediatamente antes e após uma colisão.
PUBLICIDADE

O coeficiente de restituição é uma grandeza adimensional que caracteriza os diferentes tipos de colisão existentes entre dois corpos. Ele é determinado pela relação entre as velocidades dos corpos envolvidos imediatamente antes e após a colisão. Por meio do coeficiente de restituição, podemos entender se houve conservação total ou parcial da energia cinética e até se ela foi totalmente dissipada.

Definição do coeficiente de restituição (e):

O coeficiente de restituição é definido como a razão entre a velocidade relativa de aproximação, imediatamente antes da colisão, e a velocidade relativa de afastamento, imediatamente após a colisão.

Interpretando os valores do coeficiente de restituição

  • Colisão perfeitamente elástica:

A colisão perfeitamente elástica é caracterizada pela conservação total da energia cinética. Sendo assim, a velocidade relativa de aproximação e de afastamento dos móveis envolvidos na colisão será igual e, portanto, para esse tipo de colisão, o coeficiente de restituição assumirá valor igual a 1.

e = 1

  • Colisão parcialmente elástica:

A colisão parcialmente elástica é caracterizada pela perda parcial de energia cinética, dissipada principalmente pelo som e calor gerados no momento da colisão. Nesse caso, a velocidade relativa de aproximação será maior que a velocidade relativa de afastamento e, portanto, o valor do coeficiente de restituição estará entre 0 e 1.

0 < e < 1

  • Colisão inelástica:

A colisão inelástica é caracterizada pelo fato de que, após a sua ocorrência, os corpos envolvidos permanecem juntos. Sendo assim, não existirá velocidade relativa de afastamento e, portanto, o coeficiente de restituição será nulo. Nesse tipo de colisão, há perda máxima de energia.

e = 0

A tabela abaixo ajuda na compreensão da relação entre coeficiente de restituição e colisões:

Repare que a quantidade de movimento sempre é conservada, independentemente do tipo de colisão.


Por Joab Silas
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas Da Silva. "O que é coeficiente de restituição?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-coeficiente-restituicao.htm>. Acesso em 26 de maio de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA