Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é calor?

O que é Física?

O que é calor? Trata-se da energia térmica em trânsito motivada pela diferença de temperatura entre dois corpos.
Quando sentimos o dia quente, é porque ocorre passagem de calor do meio ambiente para o nosso corpo
Quando sentimos o dia quente, é porque ocorre passagem de calor do meio ambiente para o nosso corpo
PUBLICIDADE

O calor é a energia térmica que passa de um corpo com maior temperatura para outro com menor temperatura. Quando não há diferença de temperatura entre dois corpos, não existe calor.

A imagem acima mostra a passagem de calor de um corpo com temperatura T para outro corpo de temperatura menor correspondente a T'. Quando as temperaturas dos corpos igualarem-se, dizemos que o equilíbrio térmico foi atingido e, nesse momento, como não haverá diferença de temperatura, o calor deixará de fluir.

Veja agora alguns pontos importantes a respeito do calor:

1) CALÓRICO: Até o início do século XIX, acreditava-se que o calor estava relacionado com a presença de um fluido invisível e sem peso denominado de calórico. Quanto maior a temperatura de um corpo, maior seria a quantidade dessa substância em seu interior. A partir das observações feitas por Benjamim Thompson, conhecido como Conde de Rumford (1753-1814), experimentos foram realizados para comprovar a ideia de que calor é energia. O experimento com maior destaque nessa comprovação pertence a Prescott Joule (1818-1889).

2) Unidade de medida: De acordo com o Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de medida para calor é o joule, mas a unidade caloria (cal) é muito utilizada.

1 cal = 4,18 J

Uma caloria é a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de 1 g de água em 1°C.

3) Fontes de calor: Todo elemento capaz de produzir aumento de temperatura em outro corpo é uma fonte de calor. Como exemplo, podemos citar a chama de um fogão, forno, lareira etc.

4) Transmissão de calor: Existem três maneiras possíveis para que ocorra a transmissão de calor:

  • Condução: Quando o calor passa de molécula a molécula do material;
  • Convecção: Transferência de calor em um fluído que ocorre em virtude de um deslocamento de massa do próprio fluido;
  • Radiação: Transmissão de calor por meio de ondas eletromagnéticas.
     

5) Tipos de calor: Quando se fornece uma quantidade de calor capaz apenas de gerar variação de temperatura em um corpo, essa quantidade de energia é chamada de calor sensível. Quando a quantidade de calor transmitida gera mudança de estado físico, ela é denominada de calor latente.


Por Joab Silas
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas Da Silva. "O que é calor?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-calor.htm>. Acesso em 20 de novembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA