Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é calor específico?

O que é Física?

O que é calor específico? Trata-se da quantidade de calor necessária para que cada grama de uma substância sofra variação de temperatura de 1°C.
PUBLICIDADE

Calor específico é a quantidade de calor necessária para que cada grama de uma substância sofra uma variação de temperatura correspondente a 1°C. Essa grandeza é uma característica de cada tipo de substância e indica o comportamento do material quando exposto a uma fonte de calor.

A tabela a seguir indica o calor específico de algumas substâncias.

Aplicações

No estudo da Calorimetria, o calor específico está presente na definição matemática do calor sensível e da capacidade térmica de um material. Alguns fenômenos cotidianos podem ser mais bem compreendidos a partir da definição de calor específico.

Observe na tabela anterior que o calor específico da areia é cinco vezes menor que o da água. Enquanto cada grama de areia precisa de apenas 0,2 cal para variar a sua temperatura em 1°C, a água precisa de 1 cal para executar a mesma tarefa. Compreendemos aqui a razão pela qual durante o dia a areia da praia apresenta-se em uma temperatura superior à da água.

Calor específico molar

Para algumas substâncias, é adequado especificar a quantidade de substância em mol. Um mol de substância corresponde à quantidade aproximada de 6,02 x 1023 moléculas. Para a quantidade de substância determinada em mol, utiliza-se o calor específico molar da substância.

A unidade de medida para o calor específico molar é cal/mol°C, ou seja, a quantidade de energia recebida por cada mol da sustância para que ocorra variação de temperatura correspondente a 1 °C.

Fatores que influenciam o calor específico

  • Forças intermoleculares: Quanto maior for a força de ligação intermolecular da substância, maior será a energia necessária para o rompimento das ligações e efetiva transformações do material. Geralmente, substâncias que possuem ligações de hidrogênio em sua estrutura possuem elevado calor específico.

  • Impurezas: Impurezas presentes em materiais diversos podem alterar o valor do calor específico da substância.

Cuidado!

O calor específico não indica a quantidade de calor necessária para que cada grama ou mol de uma substância aumente a sua temperatura em 1°C, mas indica o calor necessário para a variação de 1 °C. Isso significa que pode ocorrer tanto aumento quanto diminuição da temperatura do corpo. Na tabela acima, o ouro é o material de menor calor específico, o que significa que esse material é extremamente sensível às variações de temperatura. Para aquecer ou esfriar determinada quantidade de ouro, é necessária pouca quantidade de energia recebida ou cedida.


Por Joab Silas
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas Da Silva. "O que é calor específico?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-calor-especifico.htm>. Acesso em 26 de maio de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA