Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é aceleração?

O que é Física?

O que é aceleração? Trata-se da grandeza vetorial que determina a taxa de variação da velocidade em função do tempo.
PUBLICIDADE

A aceleração é a grandeza que determina a taxa de variação da velocidade em função do tempo. Em outras palavras, ela indica o aumento ou a diminuição da velocidade com o passar do tempo. A aceleração é uma grandeza vetorial, portanto, possui módulo, direção e sentido.

A equação abaixo determina o módulo da aceleração:

a = Δv
      Δt

a = aceleração (m/s2);

Δv = variação de velocidade (J);

Δt = variação do tempo (s).

  • Direção e sentido da aceleração

Quando o valor da aceleração é positivo, significa que ocorreu um aumento da velocidade com o passar do tempo. Nesse caso, o movimento é chamado de movimento acelerado, e o vetor aceleração possui mesma direção e sentido do vetor velocidade.

Quando o valor da velocidade é negativo, significa que ocorreu uma diminuição da velocidade com o passar do tempo. Nesse caso, o movimento é chamado de movimento retardado, e o vetor aceleração possui mesma direção e sentido oposto à velocidade.

                              

  • Unidade de medida para aceleração

De acordo com o Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de medida para a velocidade é o metro por segundo (m/s). Como a aceleração é a razão entre a variação de velocidade e a variação do tempo, a sua unidade é fruto da razão entre as unidades de velocidade e de tempo, portanto:

(m/s) / s = m/s2

A aceleração é dada em metros por segundo ao quadrado, ou seja, um corpo que possui aceleração igual a 8 m/s2 tem a sua velocidade aumentada em 8 m/s a cada segundo de movimento.

  • Aceleração da gravidade

Todo corpo que executa queda livre nas proximidades da superfície terrestre cai sempre com o mesmo valor de aceleração. Essa aceleração é conhecida como aceleração da gravidade e está relacionada com a massa do planeta e o quadrado da distância entre o corpo e a superfície do planeta.

Para a Terra, a aceleração da gravidade corresponde a 9,8 m/s2. Isso quer dizer que, nas proximidades da superfície terrestre, qualquer corpo que esteja em queda livre possuirá um aumento de velocidade referente a 9,8 m/s a cada segundo de movimento. Na Lua, por exemplo, esse acréscimo corresponde a 1,6 m/s a cada segundo, logo, a gravidade de nosso satélite natural é 1,6 m/s2.


Por Joab Silas
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas Da Silva. "O que é aceleração?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-aceleracao.htm>. Acesso em 27 de maio de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA