Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é seleção natural?

Compreender o que é seleção natural é fundamental para entender como os organismos sofrem modificações ao longo do tempo e novas espécies surgem.

Os fósseis são importantes evidências do processo evolutivo
Os fósseis são importantes evidências do processo evolutivo
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A seleção natural nada mais é do que um mecanismo evolutivo que se baseia na sobrevivência e reprodução diferencial de indivíduos de uma população. Costuma-se dizer que a seleção natural seleciona o organismo mais apto a viver em um determinado ambiente.

Quem propôs a teoria da seleção natural?

A teoria da seleção natural foi proposta por Charles Darwin (1809-1822) e ficou conhecida após a publicação da famosa obra desse autor: A origem das Espécies. A obra de Darwin foi criada após esse pesquisador coletar inúmeros dados e fazer diversas observações, principalmente em sua viagem ao redor do mundo a bordo do navio H.M.S. Beagle. Ele também leu vários trabalhos, como a obra de Thomas Malthus: Um ensaio sobre os princípios da população. Foi a partir daí que Darwin percebeu que existia uma luta constante pela sobrevivência, pensamento essencial para propor a seleção natural.

Como funciona a seleção natural?

Segundo a seleção natural, existe uma luta constante pela sobrevivência e apenas organismos mais aptos são selecionados. Esses organismos mais aptos seriam capazes de passar suas características vantajosas aos seus descendentes. Com o tempo, as características vantajosas acumulam-se, as diferenças entre as populações ficam mais acentuadas e, assim sendo, a diferenciação da espécie original resulta em uma nova espécie.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Exemplo: Imagine que em uma área ocorram insetos de uma mesma espécie com cor marrom discreta e outros com coloração azul brilhante. Quando estão nos troncos das árvores, os insetos azuis são mais vistos do que aqueles de coloração marrom, que se camuflam facilmente nos troncos. A partir dessas características, fica fácil perceber que os insetos marrons são mais adaptados a viver naquele ambiente que os azuis, que são mais facilmente predados. Por sobreviverem por mais tempo, os insetos marrons apresentam chances aumentadas de se reproduzir quando comparados com os azuis. Ao se reproduzirem, os insetos passam suas características vantajosas aos seus descendentes e, com o tempo, os azuis têm a sua população diminuída.

Tipos de seleção natural

Podemos dizer que a seleção natural atua de três formas diferentes: seleção direcional, estabilizadora e disruptiva.

  • Seleção direcional: é aquela que seleciona indivíduos de um determinado fenótipo extremo;

  • Seleção estabilizadora: os indivíduos de fenótipos intermediários são selecionados;

  • Seleção disruptiva: os indivíduos com fenótipos extremos são selecionados, e os intermediários são eliminados.

ATENÇÃO: A seleção natural não diz que o mais forte sobrevive, uma vez que nem sempre o mais forte é o mais apto.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "O que é seleção natural?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-selecao-natural.htm. Acesso em 16 de abril de 2024.

De estudante para estudante


PUBLICIDADE