Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é pseudofruto?

O que é Biologia?

Você já se perguntou o que é um pseudofruto ou fruto acessório? Essa estrutura é muitas vezes confundida com frutos verdadeiros, sendo fundamental entender a diferença entre os dois.
PUBLICIDADE

Alguma vez você já ouviu alguém dizer que a parte que comemos da maçã e do caju, na verdade, não é um fruto? Essa afirmação está correta porque a parte carnosa da maçã e do caju é um fruto acessório ou pseudofruto.

O que é um pseudofruto ou fruto acessório?

Podemos definir os frutos como um ou mais ovários desenvolvidos com tecido não carpelar, que pode unir-se ao ovário durante seu desenvolvimento. Esse tecido é chamado de tecido acessório e, em alguns casos, é encontrado em maior quantidade que o próprio tecido carpelar (tecido que forma o carpelo, que é onde estão localizados os ovários da flor). Os frutos que apresentam tecido acessório em maior quantidade são chamados de frutos acessórios ou pseudofrutos.

No caso dos frutos acessórios, o que observamos normalmente é um receptáculo ou um pedúnculo carnoso. Quando comemos o caju, por exemplo, alimentamo-nos de um pedúnculo bem desenvolvido, ou seja, um tecido acessório que está associado ao fruto real. O fruto verdadeiro do caju é o que chamamos de castanha.

A parte carnosa do caju é, na verdade, o pedúnculo bem desenvolvido
A parte carnosa do caju é, na verdade, o pedúnculo bem desenvolvido

A maçã também é um fruto acessório. O fruto verdadeiro está no centro da maçã, junto às sementes. O que comemos é o hipanto, uma estrutura em forma de taça que circunda o ovário.

Classificação dos pseudofrutos

Os frutos são normalmente classificados em simples, agregados e múltiplos. Devemos considerar essa classificação quando vamos analisar os pseudofrutos. Nos frutos agregados, por exemplo, o que vemos é que os frutículos (ovários maduros que formam os frutos agregados) podem estar unidos por suas paredes ou por tecido acessório. Esse último caso ocorre com o morango, em que o receptáculo carnoso une os frutículos. O morango é, portanto, um fruto acessório agregado. O abacaxi, por sua vez, é um fruto acessório múltiplo, e a maçã e a pera são frutos acessórios simples.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha Dos. "O que é pseudofruto?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-pseudofruto.htm>. Acesso em 26 de julho de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA