Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é piracema?

O que é Biologia?

Entender o que é piracema ajuda-nos a compreender a importância de se restringir a pesca em algumas épocas do ano e realizar uma análise ambiental antes da construção de barragens.
PUBLICIDADE

A piracema pode ser definida como um movimento migratório em que alguns peixes deslocam-se até a cabeceira dos rios, ou seja, rio acima. O termo piracema tem origem indígena e significa “subida do peixe” (pira: peixe e cema: subida).

Qual é a função da piracema?

A subida dos peixes é realizada porque eles buscam encontrar o local ideal para a reprodução. Normalmente os peixes de piracema estão em busca de um local com água quente, rica em oxigênio e turva, uma vez que a água límpida facilita a predação.

Quando a piracema ocorre?

A piracema ocorre quando os peixes percebem mudanças no ambiente que indicam que a estação é favorável para a reprodução. Essa época é aquela em que ocorrem chuvas com mais frequência, a água torna-se mais oxigenada e os dias são mais quentes.

No ambiente ideal, os peixes iniciam sua migração rio acima. Essa subida é extremamente desgastante para esses animais, uma vez que a cabeceira do rio pode estar localizada a vários quilômetros do local de partida. Os peixes podem chegar até a cabeceira ou se fixar em lagoas marginais que se formam pelo aumento de chuvas.

Ao chegar ao local adequado, os peixes estão prontos para o acasalamento. Nas espécies que fazem a piracema, a fecundação é externa, ou seja, os gametas femininos e masculinos são lançados na água, onde ocorre a fecundação. Os ovos ali formados podem descer o rio, sendo levados pela correnteza ou se desenvolverem nas lagoas marginais. Vale destacar que, em virtude da predação e outros fatores ambientais, poucos são os indivíduos que chegam à fase adulta.

Por que a piracema é um período em que se deve controlar a pesca?

Na época da piracema, estabelece-se o período de defeso para rios e águas continentais. Nesse período, não se pode realizar nenhuma pesca que não a de subsistência, que garante alimentação para várias pessoas que vivem próximas às áreas de rios. Durante a piracema, é estabelecido um tamanho mínimo de peixe que pode ser capturado e a quantidade máxima por pescador.

É extremamente importante controlar a pesca, uma vez que, na subida dos rios, os peixes ficam exaustos, o que facilita a ação de pescadores, que podem conseguir uma grande quantidade de peixes facilmente. Como a piracema é um período de reprodução, a captura de adultos diminui a quantidade de indivíduos da população.

O problema das barragens

A construção de barragens tem grande impacto sobre a piracema, uma vez que elas formam uma grande barreira para os peixes. A solução encontrada em alguns locais foi a construção de degraus que facilitam a subida dos peixes, evitando que eles fiquem tentando incansavelmente ultrapassar a barragem. Entretanto, o problema é que os peixes que sobem dificilmente retornam e, além disso, o ambiente não é próprio para a reprodução e desenvolvimento de novos indivíduos, o que prejudica a manutenção da espécie.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha Dos. "O que é piracema?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-piracema.htm>. Acesso em 24 de marco de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA